Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Peru

Manifestantes bloqueiam aeroporto da segunda maior cidade do Peru

Peruanos bloquearam a entrada do terminal exigindo a renúncia imediata da presidente Dina Boluarte

Redação Publicado em 12/12/2022, às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestantes protestam no aeroporto internacional de Arequipa, no Peru - Reprodução/Twitter
Manifestantes protestam no aeroporto internacional de Arequipa, no Peru - Reprodução/Twitter

Nesta segunda-feira, 12, manifestantes bloquearam a pista do aeroporto da cidade de Arequipa, no Peru, exigindo a renúncia da presidente Dina Boluarte e a antecipação das eleições presidenciais e legislativas.

Com pedras, paus e pneus em chamas, os manifestantes destruíram a iluminação da pista e foram dispersados pelos policiais, segundo informações da agência AFP. 

O anúncio divulgado pela presidente ainda nesta segunda, a respeito da apresentação de um projeto de lei ao Parlamento para antecipar as eleições para 2024, não foi o suficiente para amenizar as manifestações e a tensão política vivida no país. 

Além dos protestos, os civis também exigiam a libertação do ex-presidente Pedro Castillo, que está detido por ordem de um juiz após sua tentativa de golpe não se consolidar, e a dissolução do Congresso

Boluarte também declarou estado de emergência para as regiões em que estão acontecendo protestos violentos. 

Protestos 

De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, desde domingo, 11, o número de manifestações aumentou em diversas cidades do norte e do sul do Peru

Na cidade de Andahuaylas, localizada no sul do país, o Ministério do Interior informou que, após confrontos violentos, duas pessoas morreram e vinte ficaram feridas. 

Em Lima, uma manifestação em apoio a Castillo próxima ao Congresso terminou com a ação dos policiais, que dispersaram centenas de pessoas com gás lacrimogêneo. Os civis mostravam faixas com os dizeres “ratos corrompidos” e gritavam palavras de ordem durante a ação, como “Castillo você não está sozinho, o povo te apoia!”.