Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Erasmo Carlos

'Maria Joana': Erasmo Carlos tem música que foi censurada em shows e na rádio

Erasmo Carlos, uma das referências do rock nacional, morreu nesta terça-feira, 22, aos 81 anos

Redação Publicado em 22/11/2022, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erasmo Carlos durante apresentação no Rock in Rio 2015 - Getty Images
Erasmo Carlos durante apresentação no Rock in Rio 2015 - Getty Images

O famoso compositor e cantor Erasmo Carlos faleceu nesta terça-feira, 22, aos 81 anos. O carioca, que era conhecido como Tremendão, havia sido internado na última segunda-feira, 21, no Hospital Barra D’or, no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Erasmo, que sempre foi considerado referência no rock nacional, criou diversos sucessos com Roberto Carlos. Entre um dos hits do cantor, vale destacar a polêmica obra musical 'Os grilos e Maria Joana', lançada em 1971, que serviu como forma de homenagem à maconha.

Os grilos e Maria Joana

Em 2015, o site de notícia Época divulgou uma matéria em que Erasmo contou mais detalhes sobre a música.

Ao ser questionado se a música lhe causou problemas em virtude de ser uma homenagem à maconha, Erasmo afirmou que no tempo que a música lançada acabou sofrendo censura.

Tive. Eu não podia cantá-la em shows, não podia tocar no rádio. A censura não deixava. Eu a havia escolhido para ser a música de trabalho do disco, mas... Eu tentei driblar os censores, disse que Maria Joana era uma homenagem à filha do Nelson Motta (jornalista e produtor musical) que estava para nascer. A filha dele nasceu, mas se chamou apenas Joana. Eu quis dar uma de malandro, mas não deu."

Ao entrarem mais a fundo sobre tema, o cantor respondeu se era ou não a favor da legalização da maconha: "Sou e não sou. É um assunto que já deveria ter avançado. Veja o caso do Uruguai. Aliás, outro dia eu estava vendo uma entrevista do presidente do Uruguai (que na época era José Mujica, presidente que havia legalizado a droga no país). Que homem maravilhoso, esclarecido. Sorte dos uruguaios de ter um presidente como ele".

O ícone na música brasileira nasceu no dia 5 de julho de 1941 no Rio Janeiro. Nos anos 60, ele se juntou com Roberto Carlos e os dois amigos brilharam no cenário musical brasileiro com músicas como 'Gatinha manhosa' e 'As curvas da estrada de Santos'