Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Transplante

Médicos italianos realizam transplante de coração que ficou parado por 20 minutos

Essa foi a primeira vez que um transplante aconteceu com um órgão que ficou parado por tanto tempo

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/05/2023, às 17h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cirurgia - Foto de deborabalves, via Pixabay
Imagem ilustrativa de cirurgia - Foto de deborabalves, via Pixabay

Um grupo de médicos da Azienda Ospedaliera de Pádua, na Itália, conseguiu, pela primeira vez no mundo, realizar um transplante de um coração que ficou 20 minutos parado.

Anteriormente, já aconteceu de transplantes de órgãos que ficaram parados por poucos minutos acontecerem, mas essa situação é diferente.

Contudo, devido a questões específicas na morte do então doador, a retirada do coração somente pode ser feita depois de ele passar 20 minutos sem atividades, de acordo com determinações da lei italiana.Gino Gerosa, diretor de Cardiologia do hospital, explicou:

Somos os primeiros do mundo em mostrar que se pode usar para um transplante cardíaco um coração que cessou todas as atividades elétricas por 20 minutos. Esse resultado extraordinário poderá provocar um aumento de 30% no número de transplantes, em um arco de tempo relativamente curto”.

A operação

De acordo com a ANSA, via UOL, a cirurgia foi realizada com sucesso em 11 de maio e quem recebeu o coração foi um homem de 46 anos. O paciente tinha cardiopatia e havia passado por uma cirurgia cardíaca antes, quando ainda era criança. Ele estava já há dois anos esperando pelo transplante do órgão.

O governador da região de Vêneto, Luca Zaia, comemorou o resultado da operação: "Trata-se de uma notícia emocionante e que abre uma nova página da história para os transplantes do coração. É resultado de um trabalho de uma equipe excepcional, levado adiante pela Saúde veneta e por esses médicos, que são profissionais de grande calibre".