Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Megalodon

Megalodon podia devorar baleia em ‘apenas cinco mordidas’, diz pesquisa

Antigo predador, que viveu há milhões de anos, era duas a três vezes maior que um grande tubarão branco

Redação Publicado em 18/08/2022, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "Megatubarão" (2018) - Divulgação/Warner Bros
Cena do filme "Megatubarão" (2018) - Divulgação/Warner Bros

Em agosto, novas informações sobre o Megalodon, o maior tubarão que já nadou nos oceanos, foram reveladas por um novo estudo realizado por cientistas britânicos que usaram evidências fósseis para desenvolver um modelo 3D do gigante predador.

Um dos dados mais curiosos sugeridos pela pesquisa envolve a alimentação da enorme espécie de tubarão que viveu entre 23 milhões e 2,6 milhões de anos atrás. Com sua mandíbula escancarada, o animal seria capaz de comer outras gigantes criaturas.

A equipe aponta que, com base nos indícios existentes, o Megalodon poderia devorar baleias em apenas cinco mordidas — seus dentes gigantes seriam responsáveis por destroçar uma criatura tão grande quanto uma orca em poucas mordidas.

Seria um superpredador apenas dominando seu ecossistema”, explicou o coautor da pesquisa John Hutchinson, pesquisador do Royal Veterinary College na Grã-Bretanha. “Não há nada realmente compatível com isso.”

Fósseis de Megalodon

Como existem poucas evidências fósseis do Megalodon — seu esqueleto era feito de uma cartilagem macia que não fossiliza bem — criar um modelo da espécie exige um acúmulo de dados somados a informações obtidas dos tubarões brancos modernos.

No estudo, publicado na quarta-feira, 17, na revista científica Science Advances, os pesquisadores propõem um tamanho para o predador: 16 metros do nariz à cauda, cerca de duas a três vezes maior do que sua “versão moderna”.

Pesando mais ou menos 70 toneladas, o que equivaleria a 10 elefantes, o Megalodon era um nadador forte, com velocidade média mais rápida que os tubarões de hoje, sendo capaz de migrar oceanos com facilidade, vagando meses a fio, segundo o The Guardian.