Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Membro de alto escalão do Talibã é assassinado em atentado suicida

Homem-bomba teria invadido o escritório do político; entenda!

Redação Publicado em 09/03/2023, às 12h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa da bandeira do Afeganistão - Getty Images
Fotografia meramente ilustrativa da bandeira do Afeganistão - Getty Images

Mohammad Dawood Muzammil, o governador da província afegã de Balkh, faleceu nesta manhã de quinta-feira, 9, após ser alvo de um ataque suicida. O membro do Talibã, vale mencionar, possuía uma posição alta dentro da hierarquia do grupo fundamentalista islâmico de 2021 (quando a milícia tomou o governo do Afeganistão) para cá. 

Conforme uma declaração à AFP, do chefe policial do país, Asif Waziri, o atentado ocorreu no próprio escritório do político. O episódio resultou em duas fatalidades (incluindo Muzammil), e deixou ainda duas pessoas feridas. 

Não temos informações de como o homem-bomba chegou ao gabinete do governador", afirmou o agente de segurança. 

Contexto 

Um detalhe importante é que o membro do Talibã já havia combatido integrantes do Estado Islâmico (EI) no passado, que é outro grupo radical islâmico, um histórico de rivalidade que pode estar conectado com o ataque recente. 

Através de suas redes sociais, Zabihullah Mujahid, porta-voz do governo afegão, também comentou o assassinato, dizendo que Mohammad Dawood Muzammil fora "martirizado em uma explosão pelos inimigos do Islã", conforme repercutido pelo The Guardian.