Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Menina de 6 anos recebe transplante de coração pioneiro na Ucrânia

Foi a primeira vez que o país realizou o procedimento médico em uma paciente tão jovem; entenda!

Redação Publicado em 11/07/2023, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando mãe do doador do coração ouvindo os batimentos no peito da paciente - Divulgação/ Instituto do Coração da Ucrânia
Fotografia mostrando mãe do doador do coração ouvindo os batimentos no peito da paciente - Divulgação/ Instituto do Coração da Ucrânia

Na Ucrânia, uma garotinha de apenas 6 anos de vida foi recentemente a receptora de um bem-sucedido transplante de coração. Seu doador, por sua vez, era um menino de 4 anos que falecera devido a um aneurisma

O procedimento médico foi considerado pioneiro por ter sido o primeiro a ocorrer em território ucraniano onde tanto o doador do órgão quanto o paciente receptor eram tão jovens — o que teria tornado a cirurgia particularmente delicada. 

A operação transcorreu sem problemas, a menina foi extubada duas horas após a operação", afirmou Dr. Boris Todurov, o líder da equipe de profissionais que realizou a intervenção cirúrgica, através de sua página oficial no Facebook. 

Vale lembrar que a proeza no campo da saúde ocorreu enquanto a Ucrânia prossegue em guerra com a Rússia, cujas tropas invadiram o país há quase dois anos. 

A criança doadora 

Segundo divulgado pelo Instituto do Coração, uma entidade que faz parte do Ministério da Saúde ucraniano, a mãe do menino de onde o órgão foi retirado foi convidada para ouvir os batimentos da paciente após o transplante. 

extremamente comovente que a mãe do menino falecido tenha vindo ouvir o coração de seu filho batendo no outro peito… Estou com lágrimas nos olhos com esta foto", comentou Oksana Dmytrieva, política ucraniana que preside um subcomitê de avanços médicos, segundo a CNN. 

Outro detalhe é que o filho da mulher teria sido doador não apenas de seu coração, mas também do fígado e dos rins, que foram transplantados para indivíduos diferentes.