Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mercúrio

Mercúrio estaria encolhendo e enrugando, aponta estudo

O menor planeta do Sistema Solar estaria encolhendo à medida que seu interior esfria

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 04/10/2023, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do planeta Mercúrio - Divulgação / NASA
Imagem do planeta Mercúrio - Divulgação / NASA

Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, está encolhendo à medida que seu interior esfria, conforme revelado por um novo estudo publicado na revista Nature Geoscience. Esse encolhimento já causou uma diminuição de cerca de 14 km em seu raio.

As formações resultantes desse encolhimento são conhecidas como "escarpas", semelhantes às rugas em uma maçã envelhecida.

A primeira evidência desse processo foi observada em 1974 pela missão Mariner 10 da NASA, que detectou escarpas com quilômetros de altura serpenteando por centenas de quilômetros em sua superfície.

Estudo das grabens

Os pesquisadores usaram essas escarpas para demonstrar o encolhimento de Mercúrio, embora a maioria delas tenha cerca de 3 bilhões de anos. Para confirmar que o encolhimento ainda está ocorrendo, eles estudaram as "grabens", estruturas geológicas que aparecem à medida que as escarpas se movem.

Segundo informações da revista Galileu, os cientistas identificaram 48 grabens definitivas e 244 prováveis em fotos da sonda Messenger da NASA em 2015, indicando que o encolhimento continua, mesmo que a um ritmo mais lento. Além disso, a pesquisa revela que Mercúrio experimenta terremotos devido a esse encolhimento constante.

Para obter mais informações sobre os tremores, será necessário colocar sismômetros no planeta. A sonda espacial BepiColumbo está programada para fazer novas imagens em alta resolução de Mercúrio no final de 2025 ou início de 2026, proporcionando uma visão mais detalhada desse fenômeno.

+Confira aqui o estudo completo.