Notícias » Brasil

Meteorito de 26 kg encontrado na Paraíba foi decoração de mesa por 6 anos

Em 2014, o item foi encontrado por dupla de irmãos que ignorou o valor científico da peça

Wallacy Ferrari Publicado em 23/03/2022, às 10h23

Fotografia do meteorito encontrado na Paraíba
Fotografia do meteorito encontrado na Paraíba - Divulgação / Edsom Oliveira

Uma dupla de irmãos localizou um impressionante meteorito de 26,93 kg e 29 cm de altura na Paraíba, sendo a primeira descoberta do tipo no estado nordestino, conforme oficialmente classificado após estudo colaborativo entre pesquisadores das universidades de Alberta, no Canadá, as paulistas USP e Unicamp, e a Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.

O achado se deu em 2014, quando os irmãos Edsom e João, moradores da cidade de Nova Olinda, no Sertão paraibano, aproveitaram um período de seca de um lago para procurar ouro ou pedras preciosas usando um detector de metais.

Por lá, o tal item sinalizou ao aparelho a presença do objeto desconhecido, sendo resgatado pela dupla por uma picareta.

Contudo, sem ostentar cores douradas, o valor do objeto foi ignorado, sendo apenas colocado sobre uma mesa e exposto na residência dos rapazes, longe de qualquer desconfiança pelos amigos e parentes que visitaram o local ao longo de seis anos.

Ambos só desconfiaram em 2020, quando uma chuva de pedras, em Pernambuco, foi vista pelos irmãos através de um noticiário, atraindo caçadores de meteoritos.

Desconfiando que o adorno de mesa poderia ser também um item extraterrestre, conseguiram contato com o pesquisador e colecionador de meteoritos André Moutinho, que confirmou a descoberta após análises física, química e petrográfica, como noticiou o portal de notícias G1.