Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro rebate notícia sobre joias 'contrabandeadas': 'Tenho tudo isso e não estava sabendo?'

Em 2021, o então presidente do Brasil teria tentado burlar um imposto de importação para transportar coleção milionária

Redação Publicado em 04/03/2023, às 08h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando Michelle e as joias - Getty Images e Divulgação/ Redes Sociais
Montagem mostrando Michelle e as joias - Getty Images e Divulgação/ Redes Sociais

Através de uma postagem nos stories de sua conta do Instagram, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro retrucou uma notícia sobre Bolsonaro ter feito uma tentativa de trazer o equivalente a 16,5 milhões em joias da Arábia Saudita para o Brasil no fim de 2021 de forma clandestina. 

As peças, que eram cravejadas de diamantes, teriam sido presenteadas pelo governo do país à esposa do ex-presidente. Para entrarem em território nacional, todavia, precisariam ser submetidas a um imposto de importação que representaria 50% de seu valor total. 

Em vez disso, a rica coleção foi encontrada dentro da mochila de Marcos André dos Santos Soeiro, um militar que ocupava na época a função de assessor do ex-presidente,  enquanto ele passava pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, estando apreendidas pela Receita Federal desde então.  

Quer dizer que eu 'tenho tudo isso' e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo, hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa imprensa vexatória", afirmou Michelle na rede social. 

O caso 

Conforme informações do Estadão, Jair Bolsonaro teria procurado a ajuda de quatro ministérios diferentes na tentativa de liberar as joias sauditas durante a reta final de seu mandato, mas não teve sucesso. 

Além dos 50% do imposto de importação, a tentativa anterior de burlá-lo resulta também em uma multa adicional equivalente a 25% do valor das peças.