Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Ministro francês alerta sobre risco de Apartheid em Israel

Jean-Yves Le Drian, ministro das Relações Exteriores da França, realizou a declaração durante um programa no último domingo, 23

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/05/2021, às 07h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foguetes cruzam o céu na faixa de Gaza - Getty Images
Foguetes cruzam o céu na faixa de Gaza - Getty Images

No último domingo, 23, o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, alertou durante a transmissão de rádio e televisão do Le Grand Jury RT/Le Figaro/LCI contra um "risco de apartheid" em Israel se não for encontrada a solução de dois Estados, um israelense e um palestino. As informações são do portal UOL.

"Nas cidades israelenses, as comunidades entraram em confronto", disse o político destacando a intensa onda de violência instaurada na região. "É a primeira vez e isso mostra que se houver uma solução diferente da de dois Estados, apareceriam os ingredientes para o apartheid que duraria muito tempo", prosseguiu o francês.

O ministro Le Drian acrescentou que esta nova onda de violência "mostra a urgência de se chegar a um processo político".

Desde a última sexta-feira, os dois lados estão em um cessar-fogo. O conflito, que teve início no último dia 10, deixou ao menos 248 palestinos mortos. Deste número, 66 eram crianças, de acordo com autoridades em Gaza. Em Israel o saldo foi de 12 óbitos durante o período, sendo uma criança, de acordo com a polícia.