Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Ministro japonês renuncia após piada sobre pena de morte: 'Descuido'

Yasuhiro Hanashi, ministro da Justiça do Japão, anunciou sua renúncia nesta sexta-feira, 11

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 11/11/2022, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ministro da Justiça, Yasuhiro Hanashi - Divulgação / vídeo / Youtube
O ministro da Justiça, Yasuhiro Hanashi - Divulgação / vídeo / Youtube

O ministro da Justiça do Japão, Yasuhiro Hanashi, decidiu renunciar ao cargo nesta sexta-feira, 11, depois que vieram à tona relatos de que o político teria feito uma piada envolvendo a pena de morte no país.

De acordo com a imprensa japonesa, Hanashi teria dito que seu cargo "low-profile" (expressão do inglês utilizada para se referir a pessoas mais discretas) somente renderia coberturas da imprensa caso ele aprovasse punições do tipo.

Conforme informações do UOL, a renúncia ocorre poucas semanas após o ministro da Revitalização Econômica, Daishiro Yamagiwa, deixar o governo por suspeitas de possuir vínculos com uma seita religiosa.

O que dizem os relatos

De acordo com o portal de notícias, os relatos afirmam que Yasuhiro teria dito, durante uma festa com legisladores realizada esta semana, que seu trabalho era "um cargo que só faz manchetes nas notícias do meio-dia depois de dar o selo de aprovação para a pena de morte pela manhã".

Ao anunciar sua saída, o político que estava no cargo desde o mês de agosto, considerou a fala um "descuido". Agora, Fumio Kishida, o primeiro-ministro do país, deve nomear um substituto para Hanashi.

Apesar das inúmeras críticas internacionais, o Japão ainda mantém a pena de morte, sendo a punição defendida por grande parte da população japonesa.