Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Talibã

Misterioso líder Talibã aparece em público pela primeira vez desde que foi nomeado, em 2016

Até então, especulações apontavam que o mulá Hibatullah Akhundzada poderia estar morto ou se escondendo no Paquistão

Fabio Previdelli Publicado em 01/11/2021, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Getty Images
Imagem ilustrativa - Getty Images

No último domingo, 31, o mulá Hibatullah Akhundzada, líder supremo do Talibã, apareceu em público pela primeira vez desde que foi nomeado, em 2016.

Até então, sua real condição era uma incógnita, visto que muitos diziam que ele estava morto ou escondido no Paquistão.

O comandante dos crentes, o xeque Hibatullah Akhundzada, apareceu diante de uma grande congregação na famosa madraça Darul Uloom Hakimah e falou por 10 minutos com seus bravos soldados e discípulos", informou o governo do país em uma nota.

Além do comunicado, as redes sociais do Talibã também publicaram o trecho de um áudio onde o mulá recita orações e bênçãos, segundo informou a agência de notícias AFP.

Na gravação, Akhundzada não faz comentários relacionados a política do país, apenas pede a Deus uma benção sobre a liderança do Talibã

Neste final de semana, o líder supremo esteve em uma escola corânica em Kandahar, onde foi acompanhado por um comboio com outros dois veículos.

Com fortes medidas de segurança, o evento não pôde ser gravado e nem divulgado vídeos ou fotos, com exceção da publicada pela mídia Talibã. 

Além do pedido de benção, o mulá também orou pelo mártires do movimento Talibã e pelos combatentes feridos, além de agradecer pelo sucesso dos membros do Estado Islâmico naquilo que ele descreveu como um “grande teste”. "Que Deus recompense o povo do Afeganistão que lutou contra os infiéis e a opressão por 20 anos", declarou.