Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / República Democrática do Congo

Morre aos 14 anos gorila que viralizou após posar para foto ao lado de humanos

De acordo com o Parque Nacional de Virunga, Ndakasi faleceu nos braços de seu cuidador

Penélope Coelho Publicado em 09/10/2021, às 08h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Selfie tirada em 2019 - Divulgação/ Mathieu Shamavu / www.virunga.org
Selfie tirada em 2019 - Divulgação/ Mathieu Shamavu / www.virunga.org

No início desta semana foi divulgado que a gorilaNdakasi — que ganhou fama após posar para uma selfie ao lado de guardas florestais — faleceu nos braços de seu cuidador, aos 14 anos de idade.

"Na noite de 26 de setembro, após uma longa doença, seu estado se agravou rapidamente e Ndakasi morreu nos braços de seu guarda e amigo de longa data, André Bauma", anunciou o Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo.

De acordo com informações publicadas na última sexta-feira, 7, pela BBC, a fêmea foi resgatada em 2007, no Congo. Na ocasião, caçadores mataram seus pais. O animal foi encontrado agarrado junto à mãe morta.

Após perceberam a situação de Ndakazi, os guardas acharam que não seria seguro deixá-la na floresta, por isso, ela foi criada em um abrigo gerenciado por Bauma.

No ano de 2019, o animal chamou a atenção nas redes sociais, após posar para uma fotografia imitando os trejeitos dos humanos. Na ocasião, o guarda florestal Mathieu Shamavu decidiu tirar uma foto enquanto caminhava com a gorila.

"Nós como deixamos soltas, então estavam à vontade. Elas estavam curiosas sobre o que estava acontecendo. Eu peguei meu celular porque não queria perder aquela imagem excepcional”, afirmou Shamavu.