Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Morre Silvio Bulhões, filho dos cangaceiros Corisco e Dadá

A história de Silvio Hermano Bulhões, professor e filho de cangaceiros, foi imortalizada no livro "Memórias de um Filho de Cangaceiros - Corisco e Dadá"

Redação Publicado em 18/03/2024, às 19h47 - Atualizado às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Silvio Hermano Bulhões - Reprodução/Vídeo/YouTube/Cangaço Aderbal Nogueira
Silvio Hermano Bulhões - Reprodução/Vídeo/YouTube/Cangaço Aderbal Nogueira

Na madrugada desta segunda-feira, 18, morreu aos 88 anos de causas naturais o professor Silvio Hermano Bulhões, em Santana do Ipanema, no Alagoas. Seu funeral será realizado no Cemitério Parque das Flores de Maceió.

Filho dos cangaceiros Corisco e Dadá, Bulhões foi defensor da campanha pelo sepultamento digno das cabeças dos membros do cangaço. 

Além de ser um economista e professor de matemática e estatística, ele também se destacou por sua honestidade ao abordar sua origem, chegando a dar entrevistas e redigir o livro “Memórias de um Filho de Cangaceiros-Corisco e Dadá”.

Filho do cangaço

Nascido em 28 de agosto de 1935, Bulhões cresceu sob a sombra da fama de seus pais, e apelidado de “Filho de Corisco” com apenas três anos. Com apenas nove dias de vida, ele foi entregue aos cuidados de José de Melo Bulhões, conhecido como padre Bulhões, em Santana do Ipanema, adotando o sobrenome da família.

Conforme repercutido pelo jornal Extra de Alagoas, embora seu pai, Corisco, tenha sido vítima de uma emboscada fatal em 1940, sua mãe, Dadá, conseguiu escapar e reconstruir sua vida na Bahia, onde faleceu aos 78 anos, em 1994.

A prefeitura de Santana de Ipanema lamentou a morte de Silvio Hermano. Confira a nota na íntegra abaixo!

"Lamentamos profundamente o falecimento de Silvio Hermano de Bulhões, filho dos cangaceiros Corisco e Dadá.

Silvio era escritor e foi professor do Ginásio Santana e da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva.

Desejamos à família e amigos, os mais sinceros sentimentos e conforto que só Deus pode proporcionar neste momento de dor".