Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gripe aviária

Morte de 200 mil frangos preocupa autoridades argentinas por gripe aviária

País era considerado "livre" da gripe aviária, mas agora tem suas exportações ameaçadas

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 09/03/2023, às 07h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na imagem, galinhas - Getty Images
Na imagem, galinhas - Getty Images

As autoridades argentinas têm demonstrado preocupação desde que pelo menos 200.000 frangos morreram em uma granja localizada na província de Río Negro, a cerca de mil quilômetros de distância de Buenos Aires. A informação foi confirmada pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa).

Na província de Río Negro, foram confirmadas a morte de pelo menos 200 mil aves e, em outra granja localizada em Mar del Plata, mais 20 mil galinhas foram afetadas pela gripe aviária.

De acordo com o prefeito Miguel Petricio, os 200 mil frangos mortos no primeiro local incluem tanto os que morreram devido ao vírus como aqueles abatidos por motivos sanitários. A Senasa informou que, quando é confirmado que pelo menos uma ave está infectada com o vírus, todas as aves da mesma granja devem ser abatidas e os ovos descartados.

Livre da gripe

Segundo informações do portal de notícias UOL, a Argentina perdeu temporariamente o status de nação "livre" da gripe aviária devido aos casos recentes da doença no país, o que afetou suas exportações. No entanto, as autoridades sanitárias argentinas afirmaram que, até o momento, não foram detectados riscos para os seres humanos.

Há vários vírus da influenza (gripe) que podem causar a gripe aviária, sendo o H5N1 um dos mais comuns e preocupantes devido à sua agressividade entre as aves.