Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Motim

Motim em prisão de Honduras termina com morte de mais de 40 mulheres

Uma onda de violência tomou a penitenciária na última terça-feira, 20

Redação Publicado em 21/06/2023, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do exterior da prisão onde ocorreu o motim - Divulgação/ Youtube/ The Guardian
Imagem do exterior da prisão onde ocorreu o motim - Divulgação/ Youtube/ The Guardian

Na última terça-feira, 20, a prisão feminina de Tamara, região de Honduras, foi palco de um intenso motim que provocou a morte de 46 presidiárias. A revolta teria sido causada por uma briga entre integrantes de gangues de rua adversárias cumprindo pena no local. 

O episódio foi tão brutal que chegou a ser comentado pela presidente do país centro-americano, Xiomara Castro. Conforme repercutido pelo The Guardian, a política descreveu o ocorrido como um "assassinato monstruoso". 

Castro teria ainda garantido que serão tomadas "medidas drásticas" para evitar o desenvolvimento de ocorrências semelhantes no futuro. 

Desastre 

Ainda segundo o veículo, esse foi o mais letal desastre em um centro de detenção para mulheres da América Central desde 2017, quando jovens em uma instituição da Guatemala teriam queimado seus colchões em protesto à superlotação do local e aos maus-tratos por parte dos funcionários que trabalhavam ali. 

Infelizmente, as chamas e a fumaça acabaram se espalhando pelo estabelecimento e levando à morte de 41 prisioneiras.