Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

Mudança de local da múmia de Tutancâmon provoca polêmica no Egito

Os moradores da cidade de Luxor, no Egito, ficaram incomodados com a novidade

Nicoli Raveli Publicado em 07/03/2020, às 07h00 - Atualizado às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cientistas trabalham na restauração do caixão do rei - Divulgação
Cientistas trabalham na restauração do caixão do rei - Divulgação

Depois de descansar mais de três mil anos no Vale dos Reis, Tutancâmon está prestes a voltar para casa. Recentemente, surgiram planos para levar a múmia do rei para Grande Museu Egípcio.

Os moradores de Luxor, no Egito, ficaram incomodados com a novidade. Para elas, a múmia irá ser afastada de sua casa e ficará a mais de 300 quilômetros de distância.

“Se ele deixar Luxor, todos em Luxor ficarão muito tristes porque Tutancâmon sempre esteve aqui. Desde que descobriram a tumba em 1922, ele nunca a deixou. Mesmo quando a múmia é examinada, isso é feito aqui no Vale dos Reis”, disse o egiptólogo e guia turístico Ahmed Rabie Mohamed.

O especialista também confirmou que as pessoas comentam nas redes sociais sobre a possibilidade da transferência. “As carruagens de Tutancâmon já foram levadas do Museu de Luxor para o Grande Museu e 36 caixões que encontramos também foram levados para o novo museu”, completou.

Ahmed afirmou que o valor para entrar em seu túmulo é de 300 libras. Porém, caso tirem a múmia do local, ninguém mais irá querer visitar. “Você não verá nada lá dentro, porque tudo foi transferido para o museu”.

Arqueólogo britânico Howard Carter trabalhando no sarcófago de Tutancâmon / Crédito: Divulgação

Ainda de acordo com o egiptólogo, a múmia deveria ficar no local que se encontra hoje. “Não o perturbe. Todo mundo que vem ao Vale dos Reis quer ver a múmia e algumas pessoas esperam ver a máscara da morte aqui, os santuários e o ouro. Acho que eles deveriam mudar mais aqui. Traga mais para Luxor, não tire de Luxor”.

Eltayeb Abbas, diretor de assuntos arqueológicos do Grande Museu Egípcio, também é de Luxor. Ele enfatizou que a múmia seria transportada de maneira muito cuidadosa e respeitosa para que não fosse danificada.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Tutancâmon e sua tumba cheia de tesouros,  Michael Cox (2012) - https://amzn.to/38wFwGp

Tutancâmon: o último segredo: O último segredo, Christian Jacq (2009) - https://amzn.to/38rT71x 

História do Egito Antigo,  Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/2PTvh8N

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.