Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Câncer

Mulher descobre que mancha de nascença era câncer de pele

Ilia J. Smith foi diagnosticada com melanoma em estágio 2B em 2020

Redação Publicado em 04/05/2023, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilia J. Smith e sua marca de nascença - Reprodução/ Arquivo Pessoal
Ilia J. Smith e sua marca de nascença - Reprodução/ Arquivo Pessoal

Uma mulher moradora do Texas, nos Estados Unidos, teve uma terrível surpresa ao descobrir que uma marca de nascença era, na verdade, um câncer de pele. Ilia J. Smith, de 42 anos, foi diagnosticada com melanoma em estágio 2B em 2020.

A descoberta aconteceu depois que Ilia teve um sangramento após coçar a mancha, apontou a Insider. Com o fato, ela se lembrou de uma conversa que teve em 2009 com sua amiga Tracee Blackburn — uma médica assistente especializada em dermatologia. 

Tracee pediu para que ela examinasse a marca, mas Smith ignorou por dizer ser só um sinal de nascença. Mas, quando o sangramento ocorreu, Blackburn lhe aconselhou a fazer uma biópsia o mais rápido possível. 

O tratamento

Segundo a Insider, o câncer ainda não havia se espalhado para os gânglios linfáticos de Smith, o que permitiu que ela só precisasse remover a mancha cancerosa com uma cirurgia. 

Após tirar um pedaço considerável de sua pele, a mulher ainda precisou passar por exames de rastreamento de câncer de pele a cada três meses durante os dois anos seguintes. Sua visita, agora, acontece apenas duas vezes por ano. 

"Muitos membros da minha família são de pele mais escura", explicou Smith, que é nigeriana-irlandesa. "Sendo afro-americana, você não pensa em câncer de pele."

Todo esse tempo, eu poderia estar protegendo minha pele e talvez não tivesse caído por esse caminho onde não posso nem ficar sob o sol", acrescentou. 

Independentemente disso, a experiência ensinou a Smith que "todas as etnias, não apenas as pessoas pigmentadas, precisam apenas olhar para si mesmas. Se você tiver sardas ou manchas, olhe para elas e faça com que sejam examinadas pelo menos uma vez por ano por um dermatologista certificado".