Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Saúde

Mulher desenvolve anemia após bariátrica e faz cirurgia reversa

Ana Paula Santana da Cunha, de 42 anos, fez cirurgia bariátrica em agosto de 2022; mas desenvolveu anemia e precisou de procedimento reverso

Éric Moreira Publicado em 13/03/2024, às 08h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Paula Santana da Cunha antes da bariátrica e antes de reversão - Arquivo pessoal
Ana Paula Santana da Cunha antes da bariátrica e antes de reversão - Arquivo pessoal

Uma moradora da cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, se encontrou em um quadro clínico considerado raro, tendo sofrido complicações após uma cirurgia bariátrica realizada em 2022, que a levaram a um quadro de anemia posteriormente. Na última segunda-feira, 11, ela passou por outro procedimento, esse para reverter a cirurgia anterior.

Hoje com 42 anos, Ana Paula Santana da Cunha realizou a cirurgia bariátrica em agosto de 2022, após indicações médicas, quando pesava 96 quilos. O procedimento feito foi do tipo bypass gástrico, no qual o estômago é grampeado, e é feito um desvio no intestino do paciente.

No entanto, no tempo que passou depois da cirurgia, ela apresentou complicações que a impediram de reter os alimentos no estômago, e vomitava tudo que ingeria. Por conta disso, ela chegou a pesar apenas 36 quilos — 20 a menos do que seria o ideal — e sofreu com anemia, dependendo de cuidados permanentes, com problemas motores e de fala, e uma alimentação baseada em suplementos e sopas.

Era como se o meu estômago estivesse cheio, ele fermentava e, enquanto eu não colocava para fora, eu não tinha sossego. Aquilo vinha até em cima e eu colocava para fora, mesmo tomando remédio para enjoo", conta Ana Paula ao g1.

Devido à condição, já no fim de 2022, ela passou por outras três cirurgias para reverter algumas complicações intestinais com que sofria, além de desfazer uma obstrução. Porém, seu problema ainda não tinha sido resolvido de fato.

Reversão bariátrica

Ao longo de 2023, Ana Paula procurou uma solução para seu caso, que tornava sua vida cada vez mais difícil. Vale mencionar que entre dezembro de 2022 e novembro de 2023, ela precisou ser internada três vezes, totalizando 92 dias hospitalizada nesse período.

+ Cirurgia retira tumor raro de 20 centímetros da cabeça de homem indiano

Então, no fim do ano passado, um médico de São José do Rio Preto lhe indicou o procedimento de reversão da bariátrica. Segundo Jorge Hage Zbeidi, médico-cirurgião digestivo e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, cirurgias revisionais de bariátrica são comuns, mas a reversão por conta de anemia é bastante raro, tendo atendido apenas um caso do tipo em 25 anos.

"Eu espero do fundo do meu coração ser bem sucedida nessa cirurgia, e voltar a ter minha vida, voltar a ter a minha casa, voltar a me socializar e espero poder sentar numa mesa e fazer uma refeição de verdade porque faz um ano e meio que não sei o que é fazer uma refeição de verdade", disse Ana Paula ao g1 antes da nova cirurgia.

O procedimento de reversão, por sua vez, foi feito na última segunda-feira, 11, em um hospital de São José do Rio Preto. Agora, segundo o g1, ela passa bem enquanto se recupera da nova cirurgia.