Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crimes

Mulher é condenada nos EUA por assassinar amiga com colírio

A criminosa deu água misturada com colírio para a vítima beber, o que levou à sua morte

Redação Publicado em 16/11/2023, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Condado de Waukesha
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Condado de Waukesha

Na última terça-feira, 14, um tribunal dos Estados Unidos considerou Jessy Kurczewski, de 39 anos, culpada de assassinar sua amiga, Lynn Hernan, de 60 anos, misturando colírio à sua garrafa de água. 

A norte-americana foi detida por uma acusação de homicídio culposo e duas de roubo, com ambos os crimes tendo se dado em 2018, quando a vítima foi morta. Sua prisão, por sua vez, se deu em 2019. 

Segundo avaliado pelos investigadores do caso, o motivo por trás do assassinato foi ganância: Kurczewski furtou cerca de 300 mil dólares da mulher mais velha ao longo de sua amizade — valor equivalente a mais de 1,4 milhão de reais. O crime, portanto, ocorreu quando Hernan "passou a valer mais morta do que viva", nas palavras dos promotores. 

O caso 

Conforme repercutido pela revista People, a vítimaidosa foi encontrada morta em sua residência após a criminosa contatar as autoridades dizendo que ela estava "inconsciente e sem respirar". 

Na cena do crime, havia muitos comprimidos esmagados sobre o corpo e sobre uma bancada próxima dele, dando a entender que havia ocorrido um suicídio por overdose de remédios.

Uma autópsia cujo resultado saiu três meses mais tarde, no entanto, revelou que a causa de morte de Lynn Hernan havia sido uma substância tóxica encontrada em colírios. Esta foi uma das primeiras pistas relevantes de que seu falecimento fora obra de outra pessoa. 

Durante seus muitos interrogatórios com a polícia, Jessy Kurczewski mudou sua versão dos acontecimentos inúmeras vezes, chegando a admitir que foi ela que deu a garrafa de água misturada com colírio para a mulher, porém "a pedido dela" e após discutir com a senhora durante 1 hora a respeito do quanto não queria fazer aquilo. 

A sentença da criminosa será anunciada no próximo dia 7 de dezembro, ainda de acordo com a People, e provavelmente será uma prisão perpétua, que é a pena dada a quem comete homicídio culposo na região dos EUA onde se deram os eventos.