Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nome

Mulher nomeia filha com nome inédito no Brasil; confira!

Em São Paulo, a mãe conseguiu uma autorização para colocar o curioso nome na filha, que é a primeira no país a tê-lo; descubra qual é!

Redação Publicado em 06/12/2023, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de pés de bebê - Foto de Marjonhorn, via Pixabay
Imagem ilustrativa de pés de bebê - Foto de Marjonhorn, via Pixabay

Daniele Pereira Brandão Xavier, 40, alcançou um feito notável ao escolher um nome inédito no Brasil para sua filha, Amayomi. A mãe, moradora de São Paulo, compartilhou a experiência em uma entrevista à Revista Crescer, destacando a surpresa e a alegria que sua escolha provocou no cartório.

Em meio a uma gestação descoberta no segundo mês e um momento pessoal desafiador, Daniele, que já é mãe de um filho de 20 anos e uma menina de 6, optou por um nome criativo e único. A inspiração para "Amayomi" surgiu durante uma conversa com sua irmã Kelly, uma professora. Após pesquisa e identificação com o nome, a mãe decidiu adotá-lo para sua filha mais nova.

Eu me lembro que todos que estavam presentes chegaram a bater palma, foi uma alegria, até para os funcionários do cartório, por ser algo novo", contou a mãe para a Revista Crescer.

Segunda vez

A escolha de nomes distintos não é novidade para Daniele, que já havia selecionado o nome de sua outra filha, Amábile Lúcia, que é o nome de batismo da madre Paulina, 10 anos antes de engravidar. Ao decidir registrar Amayomi, Daniele se deparou com um desafio burocrático, sendo informada pela funcionária do cartório sobre a necessidade de obter autorização judicial devido à novidade do nome.

A mãe, em sua entrevista, relembra a reação no cartório, onde todos presentes, incluindo os funcionários, aplaudiram a escolha inusitada. Daniele compartilha o momento como um marco no cartório brasileiro, sendo a primeira a registrar um nome tão singular em todo o território.

Apesar do processo judicial exigido, Daniele obteve a autorização necessária, permitindo que sua filha se tornasse oficialmente Amayomi, de acordo com o TN Online.