Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / São Paulo

Por que a cidade de São Paulo recebeu esse nome?

Completando 470 anos, o nome da megalópole faz homenagem a uma figura importante para sua fundação

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 18/01/2023, às 19h39 - Atualizado em 25/01/2024, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Centro de São Paulo em fotografia panorâmica - Getty Images
Centro de São Paulo em fotografia panorâmica - Getty Images

São Paulo, uma das maiores metrópoles brasileiras e um dos lugares mais diversificados do Brasil, abrigando mais de 70 nacionalidades diferentes entre seus habitantes, comemora 470 anos nesta quinta-feira, 25. Muitos não sabem, entretanto, qual é a origem do seu nome, que remonta aos tempos bíblicos.

A fundação de São Paulo ocorreu em 1554 depois da construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles, o Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. O local, ao longo desses cerca de 500 anos, já foi palco de muitos eventos como a Revolução Constitucionalista de 1932, as Diretas Já na Avenida Paulista e as manifestações de junho de 2013, no Centro Antigo, por exemplo.

Origem do nome

A origem do nome, é bíblica, já que homenageia o apóstolo Paulo. No dia do aniversário da cidade, 25 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia da conversão de Paulo de Tarso ao cristianismo.

O próprio padre José de Anchieta escreveu em carta à Companhia de Jesus a respeito da conversão de Paulo de Tarso e a cidade. 

A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo. Por isso, a ele dedicamos nossa casa!".

Outras curiosidades

O professor Vitor Soares, em seu canal no TikTok, explicou a origem do nome de um dos locais mais paradisíacos do Brasil: O Rio de Janeiro. De acordo com ele, seu nome, na realidade, é São Sebastião do Rio de Janeiro.

Em 1565, quando o Rio foi fundado por Estácio de Sá, recebeu esse nome porque São Sebastião era o padroeiro da cidade. No entanto, esse não foi o único motivo para o nome, já que o Dom Sebastião, era o imperador de Portugal nessa época.

Já Rio de Janeiro possui sua origem no fato de que, quando os portugueses viram a baía de Guanabara em 1 de janeiro de 1565 pela primeira vez, acharam que fosse um rio. O professor explica no vídeo que essa é a história oficial da cidade.

Carioca, na verdade, significa em tupi "casa do homem branco". Ela nasce de Karai'wa que significa homem branco e oca que significa casa. 

@profvitorsoares Por quê que o Rio se chama Rio de Janeiro? 🤔🏞️ *REPOST* #historia#história#riodejaneiro#curiosidades♬ som original - Prof. Vítor Soares