Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mulher

Mulher se defende de abusador sexual e é multada por lutar em excesso

Para tribunal, jovem de 25 anos teria ultrapassado os limites da legítima defesa e perturbado a ordem pública

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 23/08/2023, às 07h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A jovem Milica Zivkovic - Divulgação / Redes sociais
A jovem Milica Zivkovic - Divulgação / Redes sociais

O Tribunal de Kolasin, localizado em Montenegro, emitiu uma multa de 85 euros (aproximadamente R$ 460) para uma mulher, alegando que ela "ultrapassou os limites da legítima defesa" ao reagir a um homem que a atacou sexualmente em via pública.

A decisão foi tomada com base na acusação de que Milica Zivkovic, de 25 anos, agiu de forma excessiva ao confrontar o agressor e perturbar a ordem pública, de acordo com informações provenientes do jornal Metro. Enquanto isso, o agressor, identificado como UE, foi multado em 300 euros (cerca de R$ 1.625) para ser libertado da prisão.

O incidente aconteceu na noite de 13 de agosto, quando Milica e uma amiga estavam retornando para casa e foram seguidas pelo homem em questão.

De acordo com o portal de notícias UOL, a situação escalou quando o agressor agarrou a parte íntima da vítima, que reagiu utilizando as técnicas de defesa que aprendeu durante quatro anos de prática de kickboxing.

Mulher vai recorrer

Diante da sentença do tribunal, Zivkovic expressou sua profunda insatisfação e anunciou sua intenção de recorrer. Ela afirmou que recebeu apoio significativo, mas lamentou ter também enfrentado comentários negativos, inclusive de mulheres que, em teoria, deveriam apoiá-la.

Recebi muito apoio, o que vai me ajudar a atingir meu objetivo e ter justiça o mais rápido possível. Claro, recebi comentários negativos, principalmente de mulheres que deveriam ser minhas maiores apoiadoras, mas, infelizmente, não somos todos iguais", declarou.

A decisão do tribunal gerou indignação na sociedade montenegrina, de modo que mulheres foram às ruas em protesto, demonstrando solidariedade a Milica e repudiando a violência sexual no país.

De semelhante modo, o primeiro-ministro de Montenegro, Dritan Abazovic, considerou a sentença "extremamente lamentável" e destacou que casos como esse enfatizam a necessidade de reformas no sistema judicial e no sistema de justiça criminal.