Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

'Donzela do Gelo Inca', que foi morta em sacrifício humano há 500 anos, tem rosto reconstruído

Equipe de cientistas buscou revelar como era o rosto daquela que se tornou a múmia mais famosa do Peru

Redação Publicado em 25/10/2023, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de busto da Donzela do Gelo Inca - Manuel Ballivian Figueroa/Catholic University of Santa Maria
Fotografia de busto da Donzela do Gelo Inca - Manuel Ballivian Figueroa/Catholic University of Santa Maria

Há mais de 500 anos, os incas sacrificaram uma jovem adolescente no topo da Cordilheira dos Andes. A garota acabou sendo mumificada pelo gelo, e se tornou a mais famosa múmia do Peru. 

Apelidada de "Donzela do Gelo Inca" e de "Juanita", ela tinha entre 13 e 15 anos quando foi submetida ao sacrifício humano, conforme determinado pelas análises dos pesquisadores. Outro detalhe é que sua causa de morte foi um golpe na cabeça, conforme repercutiu o Phys.org. 

O mais novo desdobramento a respeito da múmia é que, graças a uma iniciativa realizada por cientistas peruanos e poloneses com a colaboração de um artista sueco especializado em esculturas, podemos hoje visualizar uma aproximação da aparência que a jovem teria. 

Achei que nunca saberia como era o rosto dela quando ela estava viva (...) Agora, 28 anos depois [de sua descoberta], isto tornou-se uma realidade graças à reconstrução de Oscar Nilsson [o artista]", apontou Johan Reinhard, o antropólogo que participou da expedição arqueológica que retirou Juanita da neve andina. 

Reconstrução 

Para realizar a reconstrução facial da adolescente inca, os pesquisadores fizeram uma réplica de seu crânio. Além disso, utilizaram dados obtidos por "varreduras corporais e estudos de DNA" da múmia, combinados com estimativas a respeito de suas "características etnológicas, idade e tez [cor de pele]". 

Em entrevista à Associated Press, Oscar Nilsson revelou ter levado cerca de 400 horas para completar o busto de silicone representando Juanita