Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Escócia

Município pós-medieval completo é encontrado em floresta na Escócia

A descoberta aconteceu durante uma pesquisa ambiental que acontece antes da colheita de uma plantação de coníferas na Ilha de Skye

Isabelly de Lima Publicado em 24/02/2024, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Local encontrado na Escócia - Reprodução / Silvicultura e Terra Escócia
Local encontrado na Escócia - Reprodução / Silvicultura e Terra Escócia

Uma pesquisa ambiental na Ilha de Skye, na Escócia, realizada antes da colheita de uma plantação de coníferas, revelou uma inesperada descoberta: os restos de um municípiopós-medieval chamado Brunell.

Escondidos sob a floresta, os arqueólogos da AOC Archaeology Group identificaram vestígios de 28 construções, incluindo casas, estábulos, celeiros e fornos de secagem de milho. Ao redor das casas, campos e recintos de gado formavam um típico "clachan" (ou município rural).

Um mapa do início do século 19, pesquisado por John Thomson em 1832, confirma a existência do município de Brunell, datando-o dos séculos 17 e 18. Uma descrição da época na Freguesia de Bracadale em Skyeretrata retrata o local:

“A freguesia produz gado preto, ovelhas e cavalos. O gado preto é o principal alimento… com o retorno do qual as pessoas pagam as suas rendas e se abastecem de necessidades. Há pequenas quantidades de ovelhas em cada fazenda, mas não há nenhuma fazenda inteiramente voltada para pastagens de ovelhas”.

Declínio do local

Ao fim do século 18, o município entrou em declínio. A consolidação de terras para pastoreio de ovelhas e a mecanização da agricultura reduziram a necessidade de mão-de-obra, levando ao deslocamento dos pequenos arrendatários.

Um levantamento de 1881 revela que Brunell se resumia a apenas dois edifícios sem telhado e alguns campos, indicando que a população já havia abandonado o local, de acordo com o Heritage Daily.

A descoberta dos vestígios de Brunell oferece uma valiosa oportunidade para os arqueólogos estudarem a vida rural na Escócia pós-medieval. A preservação das características arqueológicas durante a colheita das árvores garante que este pedaço da história seja preservado para as futuras gerações, segundo a Forestry and Land Scotland.