Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Museu Britânico

Museu Britânico negocia devolução de mármores do Partenon à Grécia

As esculturas estão em exibição no museu desde 1802, após terem sido retiradas do Partenon por um diplomata britânico

Redação Publicado em 04/01/2023, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A escultura "Mármores de Elgin", retirada do Partenon em Atenas, Grécia - Getty Images
A escultura "Mármores de Elgin", retirada do Partenon em Atenas, Grécia - Getty Images

Nesta quarta-feira, 4, um porta-voz do Museu Britânico informou à agência de notícias AFP que, pela primeira vez, há discussões com as autoridades gregas a respeito da devolução de obras de mármores para a Grécia. As esculturas estão em exibição desde 1802, após terem sido retiradas do Parthenon por Lord Elgin, um diplomata britânico. 

Segundo informações do jornal The Daily Telegraph, um porta-voz do Museu Britânico informou, em comunicado: 

Já declaramos publicamente que estamos buscando ativamente uma nova parceria em relação ao Partenon com nossos amigos na Grécia e, com a entrada deste novo ano, as negociações seguem em andamento". 

George Osborne, ex-ministro das Finanças britânico e presidente do museu, ainda afirmou que estava próximo de fechar um acordo com o governo da Grécia para que a devolução das peças fosse concretizada como um "intercâmbio cultural".

"Mármores de Elgin", retirados do Partenon em Atenas, Grécia. Foto: GettyImages
"Mármores de Elgin", retirados do Partenon em Atenas, Grécia. Foto: GettyImages

Grécia 

De acordo com o jornal O Globo, a imprensa grega afirma que as negociações secretas entre os países acontecem há um ano. Eles ainda ressaltam que os artefatos foram saqueados durante a ocupação otomana, e não comprados legalmente, que é o que foi argumentado pelos britânicos anteriormente. 

Além disso, as autoridades solicitam oficialmente a restituição de um friso de 75 metros que foi retirado de um templo antigo na Acrópole de Atenas. Um porta-voz do Parthenon Project, responsável pela campanha de devolução das obras, declarou:

Defendemos um acordo que seja benéfico tanto para a Grécia quanto para a Grã-Bretanha, centrado em uma parceria cultural entre os dois países. Isso faria com que o Museu Britânico continuasse em seu papel de 'museu do mundo', exibindo magníficos artefatos gregos como parte de exposições rotativas, com as esculturas do Partenon reunidas em sua legítima casa em Atenas".

Legislação britânica

Outro detalhe de relevância é que o Museu Britânico está sujeito a uma lei criada em 1963 que o impede de transferir ou vender peças de suas coleções, exceto em condições extremas. Tal determinação é considerada, segundo o Daily, como o principal impasse das negociações.