Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Na China, comediantes comparam exército a cães de rua e recebem multa

Famoso grupo de comediantes recebeu multa milionária na China

Redação Publicado em 17/05/2023, às 10h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldados do Exército Popular de Libertação da China (PLA) marcham em 2013, em Hong Kong - Getty Images
Soldados do Exército Popular de Libertação da China (PLA) marcham em 2013, em Hong Kong - Getty Images

Na China, um famoso grupo de comediantes encara uma multa de 14,7 milhões de yuans (aproximadamente R$ 10,5 milhões) após comparar o exército do país aos cães que vivem na rua. Para o governo, o grupo prejudica 'a sociedade', como repercutido pelo portal de notícias G1.

Com isso, o Shaghai Xiaoguo Cultura Media Co. receberá multa avaliada em 13,35 milhões de yuans pelo Departamento de Cultura da China e Li Haoshi, responsável pela piada, perderá 1,35 milhão.

O comentário

O comentário sobre o exército nacional repercutiu na China no começo da semana, quando uma pessoa que assistia o stand-up em Pequim, no dia 13 de maio, postou o que foi dito na piada.

Li Haoshi disse que se deparou com dois cães, adotados por ele, perseguindo um esquilo. Com o episódio, disse ter lembrado da frase 'ter um bom estilo de trabalho, ser capaz de lutar e vencer batalhas'. No entanto, a frase foi dita por Xi Jinping, presidente da China, no ano de 2013 ao elogiar a ética dos membros do exército.

"Nunca permitiremos que nenhuma empresa ou indivíduo use a capital chinesa como palco para difamar intencionalmente a imagem gloriosa do exército", alegou o Departamento de Cultura da China. Ao mesmo tempo, foi revelado que o grupo não terá mais permissões para realizar apresentações em Pequim. 

Ao mesmo tempo, o Shaghai Xiaoguo Cultura Media Co. disse que o episódio se deu por 'grandes brechas na administração' e que não tem mais contrato com o comediante que fez a piada.