Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

NASA descobre sinais de que Marte pode ter tido rios profundos e agitados

Essa compreensão pode ajudar os cientistas a ter uma melhor compreensão da possível vida microbiana do Planeta Vermelho

Eduardo Lima, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 15/05/2023, às 18h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto da superfície marciana obtida pelo rover planetário Perseverance - Divulgação/NASA
Foto da superfície marciana obtida pelo rover planetário Perseverance - Divulgação/NASA

Os astrônomos e especialistas no estudo de Marte já sabiam que o Planeta Vermelho teve água em algum momento da sua história, provavelmente em formato de lagos ou riachos. Agora, novas imagens do rover planetário (veículo de exploração espacial) Perseverance estão intrigando cientistas, por causa das evidências da existência de um rio marciano profundo e agitado no passado.

As imagens reveladas pela NASA indicam a possível existência de um tipo diferente de corpo aquático do que se imaginava no planeta, levando os especialistas a repensar suas ideias sobre o abastecimento hídrico de Marte. Segundo a CNN, o rover Perseverance, que obteve os registros, está em missão no Planeta Vermelho desde 2020, analisando sua geologia e tentando encontrar pistas de seu clima passado.

A NASA divulgou, no dia 11 de maio, imagens do Perseverance que mostram o astromóvel explorando o cume de uma pilha de rochas sedimentares, no formato de um leque. Essa formação rochosa tem camadas curvas que sugerem a existência prévia de água corrente que poderia transportar e moldar essas rochas e detritos.

Isso indica um rio de alta energia que está transportando muitos detritos. Quanto mais poderoso o fluxo de água, mais facilmente é capaz de mover pedaços maiores de material”, afirmou Libby Ives, uma das cientistas que opera o Perseverance.

Imagens

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), agência governamental dos Estados Unidos, afirmou que entender melhor os ambientes aquáticos de Marte auxilia os especialistas a procurar com mais precisão por sinais de vida microbiana que pode ter habitado o planeta no passado, talvez preservados em suas rochas.

Agora, a dúvida que resta aos cientistas é entender que tipo de rio formou a paisagem de "Skrinkle Haven", onde estava o Perseverance. Sobre as pilhas de sedimentos que compõem o local, os cientistas desconfiam que elas foram erodidas pelo vento até se encontrarem na altura atual de 250 metros. 

Confira abaixo as imagens divulgadas pela NASA da paisagem de Marte que um dia teve um rio: