Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

NASA divulga imagens de momento em que nave colide com asteroide; confira

A espaçonave DART colidiu com um asteroide na noite da última segunda-feira, 26

Éric Moreira Publicado em 28/09/2022, às 13h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de asteroide atingido por missão da NASA - Reprodução/Instagram @nasa
Fotografia de asteroide atingido por missão da NASA - Reprodução/Instagram @nasa

Nesta semana, muito se comentou sobre uma missão espacial realizada pela NASA, em que a espaçonave DART se chocaria com o asteroide Dimorphos, a fim de desviá-lo de uma trajetória que represente risco para a Terra. Na última segunda-feira, 26, foi quando a tão aguardada colisão ocorreu, o que causava grande ansiedade entre os envolvidos no projeto, visto que se tratou do primeiro teste real de defesa planetária da história.

O objetivo da missão era coletar novos dados para auxiliarem cientistas a desviarem outras eventuais ameaças espaciais à Terra, e foi transmitida ao vivo. Nas redes sociais, alguns vídeos do momento do impacto, capturados por telescópios localizados no Havaí e na África do Sul, foram publicados.

Em um dos compilados de imagens, capturadas pelo telescópio ATLAS, do Havaí, é possível observar o asteroide como uma bola de luz em movimento, com uma nuvem de material ejetado, proveniente do impacto da espaçonave, como informado pelo portal Tilt, da UOL. Já a própria NASA divulgou imagens da câmera DRACO — que estava a bordo da nave e também foi destruída —, no momento do impacto. Confira:

LICIACube

Além da câmera junto à nave que colidiu com o asteroide, que capturou as imagens anteriores, um pequeno satélite italiano, o LICIACube, também viajou como passageiro da missão. No entanto, ele se separou da DART na última semana, como planejado, e se posicionou a uma distância segura da impacto, de forma a capturar o momento por outro ângulo.

Em imagens divulgadas nesta terça-feira, 27, é possível observar melhor os detritos provenientes do impacto da espaçonave com o asteroide Dimorphos.