Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Naufrágio de um dos primeiros barcos a vapor dos EUA é encontrado

As descobertas principais são duas rodas de pás de 201 anos, avistadas no lago Champlain

Isabela Barreiros Publicado em 08/09/2020, às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das rodas de pás encontradas no lago Champlain, EUA - Divulgação/Michael MacDonald
Uma das rodas de pás encontradas no lago Champlain, EUA - Divulgação/Michael MacDonald

No lago Champlain, que faz fronteira com os estados de Nova Iorque e Vermont, nos Estados Unidos, um mergulhador amador foi responsável por uma descoberta impressionante. Gary Lefebvre descobriu, no último final de semana, destroços em Colchester Shoal ao utilizar um Veículo Operado Remotamente (ROV).

Lefebvre levou as imagens ao diretor de Pesquisa e Arqueologia do Museu Marítimo do Lago Champlain, Chris Sabick, que analisou os registros do que acreditou ser um naufrágio. Mais especificamente, ele chegou a conclusão de que aqueles poderiam ser os restos do Steamboat Phoenix, que naufragou há 201 anos, em 4 de setembro de 1819, após pegar fogo.

“As incríveis descobertas de Gary trazem um dos acidentes marítimos mais trágicos da história do Lago Champlain em foco de uma forma totalmente nova e dramática”, explicou Sabick. Ainda assim, o item mais especial encontrado no fundo do lago provavelmente duas rodas de pás que pertenciam ao navio.

“O Phoenix é um dos primeiros naufrágios de barcos a vapor conhecidos nos Estados Unidos, e a descoberta das estruturas de roda de pás bem preservadas aumenta a importância desta reserva subaquática de importância nacional”, afirmou o coordenador de Revisão de Preservação Histórica da Divisão para Preservação Histórica, Scott Dillon.