Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Navio alemão da Segunda Guerra Mundial é descoberto no fundo do mar na Noruega

Com o auxílio de escaneamentos marítimos, os pesquisadores localizaram a embarcação afundada durante uma das mais importantes batalhas da história

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 08/09/2020, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escaneamento do navio no fundo do mar (à esq.) e fotografia de parte dele (à dir.) - Divulgação/Statnett/CBS
Escaneamento do navio no fundo do mar (à esq.) e fotografia de parte dele (à dir.) - Divulgação/Statnett/CBS

Após meses de avaliação e escaneamento, uma equipe de arqueologia conseguiu fotografas e localizar um navio de guerra alemão afundado durante a Segunda Guerra Mundial na costa da Noruega. A pesquisa foi financiada pela empresa de eletricidade norueguesa Statnett junto a uma empresa contratada para arqueologia marinha.

O navio cruzador Karlsruhe, derrubado há cerca de 80 anos, foi identificado pela primeira vez durante a manutenção de um cabo de energia submarino, sendo inteiramente encontrado através de varreduras sonares, que detectaram a presença de seu casco e torres.

Fotografias de partes do navio encontrado no fundo do mar / Crédito: Divulgação/Statnett/CBS

A embarcação foi montada durante a década de 1920, sendo posteriormente usado pelas forças nazistas para ações militares, sendo decorado com uma suástica. As imagens capturadas no fundo do mar pela Statnett identificaram a suástica e transmitiram com exclusividade pela televisão pública norueguesa, a NRK.

Quando foi derrubado, a população do navio conseguiu se retirar, sendo afundada pelos próprios alemães há cerca de 24 quilômetros da costa. Frode Kvaloe, arqueólogo e pesquisador do Museu Marítimo da Noruega, explicou, em entrevista à Reuters, a importância da descoberta: “Você pode encontrar o destino do Karlsruhe nos livros de história, mas ninguém sabia exatamente onde o navio afundou”.