Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Ninho de metralhadora da Segunda Guerra é encontrado na Eslováquia

Enquanto arava campo, agricultor da Eslováquia encontrou curioso artefato nazista utilizado na Segunda Guerra Mundial; confira!

Éric Moreira Publicado em 29/03/2024, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de ninho de metralhadora encontrado na Eslováquia - Reprodução
Imagens de ninho de metralhadora encontrado na Eslováquia - Reprodução

Recentemente, um agricultor da aldeia de Kostolná-Záriecie, na Eslováquia, chamou atenção depois de encontrar um objeto bastante inusitado em suas terras.

Enquanto arava seu campo, o homem bateu no que, a princípio, pensou ser apenas uma pedra. Porém, depois de escavar a área para tirá-la de lá, percebeu que o artefato não era natural.

+ Bomba da Segunda Guerra explode em casa de família na Inglaterra

Então, ele acionou autoridades locais, que identificaram o objeto como a metade inferior de um ninho de metralhadora. Ele teria sido utilizado por militares da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial; em seguida, foi encaminhado a um museu.

+ Armas surpreendentes da Segunda Guerra são encontradas por soldados na Polônia

Ninho de metralhadora?

Também conhecidos como kugelstand ou kugelbunker, os ninhos de metralhadoras eram estruturas feitas de concreto armado, com formato esférico e com um furo no topo, conforme descrito pelo UOL. Colocados em posições protegidas, eles serviam para se instalar uma ou mais metralhadoras com mais firmeza e segurança.

+ Caixa de cigarro da Segunda Guerra Mundial é encontrada em campo de concentração

Após o achado, sua procedência foi confirmada pela Secretaria de Monumentos da República da Eslováquia. Ainda segundo a nota, especula-se que até mil artefatos semelhantes tenham sido implantados por todo o país — a maior parte eles na capital do país, Bratislava —, mas foram destruídos com o fim da guerra. Outros encontrados posteriormente foram utilizados como vasos de flores ou reservatórios, o restante foi mantido nos locais originais de assentamento.

Após as escavações do objeto, que já foi encontrado significativamente danificado, ele foi transferido para o Museu Trencín, na Eslováquia. No país, objetos da Segunda Guerra são protegidos pela Lei dos Monumentos, compondo patrimônio arqueológico.