Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

No Peru, múmia de pré-adolescente morto há 800 anos é descoberta em complexo

Junto da múmia, outros objetos antigos foram encontrados, fazendo referência a um enxoval funerário

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 26/04/2023, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cabeça de múmia encontrada em Lima - Reprodução / Redes Sociais
Cabeça de múmia encontrada em Lima - Reprodução / Redes Sociais

No Facebook, a Universidade Nacional Maior de São Marcos divulgou na última segunda-feira (24) uma descoberta. No Complexo Arqueológico de Cajamarquilla, em Lima, no Peru, foram descobertos os restos mortais mumificados de um pré-adolescente de cerca de 800 anos.

De acordo com a publicação, os restos humanos seriam do período intermediário tardio (1200-1400 d.C.). Provavelmente, o jovem morto tinha 12 ou 13 anos e sua múmia apresentava um enxoval funerário, encontrado junto ao corpo. Dentro do pacote, estava uma arma de pedra, um prato, uma agulha de cobre, além de material têxtil e botânico, como milho e pimenta.

A agência Reuters informou, segundo a Galileu, que os ossos estavam junto de cerâmica e corda e apresentavam pedaços de pele e cabelo. A arqueóloga Yomira Huaman, responsável pelo projeto de pesquisa de Cajamarquilla, afiliado à Universidade Nacional Maior de São Marcos, informou que a descoberta que remonta aos tempos pré-incas estava em "bom estado de conservação".

É possível que o pré-adolescente possa ter pertencido às culturas Lima ou Ichma. Ele foi encontrado a cerca de 200 metros onde foi achada a primeira múmia de Cajamarquilla, no último ano, de acordo com Huaman.

Processo natural

Conforme a Universidade Nacional Maior de San Marcos informou, o garoto foi mumificado por um processo natural devido à areia da área, com altos componentes de sais. Isso permitiu que seus braços, antebraços e as duas pernas tivessem restos de pele conservados. No entanto, a cabeça, separada do corpo, mantém mechas de cabelo, e a mandíbula ainda tem parte dos dentes.

No mesmo Complexo, os restos de oito crianças e 12 adultos, que foram aparentemente sacrificados entre 800 e 1,2 mil anos atrás também foram encontrados. O local possui ruínas de quatro pirâmides e outras construções, como paredes dispostas em labirinto.