Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bizarro

Nos EUA, casal encontra diamante amarelo de 4,38 quilates em parque

Localizado no Arkansas, o Crater of Diamonds State Park é conhecido por permitir que turistas descubram pedras preciosas

Pamela Malva Publicado em 02/10/2021, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do diamante encontrado - Divulgação/ Arkansas State Parks
Fotografia do diamante encontrado - Divulgação/ Arkansas State Parks

Na manhã do dia 23 de setembro, Michael Wredberg e sua esposa, Noreen, visitaram o Crater of Diamonds State Park, no Arkansas, Estados Unidos. Dispostos a explorar o lugar, os dois se surpreenderam ao encontrar um diamante amarelo de 4,38 quilates.

Acontece que, completamente aberto ao público, o parque permite que seus visitantes garimpem as pedras preciosas escondidas no solo. Por lá, são encontrados entre um ou dois diamantes diariamente. Ao todo, no ano de 2021, 258 diamantes já foram encontrados pelos turistas que exploram o parque, somando 46 quilates de gemas.

"Arkansas é o único estado do país que possui uma mina de diamantes aberta ao público", explica Stacy Hurst, do Departamento de Parques, Patrimônio e Secretária de Turismo do Arkansas, segundo o UOL. "É uma experiência única e os visitantes criam memórias para a vida, independentemente de encontrarem ou não um diamante. Claro, encontrar um diamante aumenta a experiência."

Foi isso que aconteceu com Michael e Noreen. Vindo diretamente da Califórnia, o casal foi capaz de encontrar um diamante em menos de 40 minutos de buscas. Foi a mulher, contudo, quem visualizou a pedra no solo arado e macio primeiro. "Eu não sabia que era um diamante, mas era uma pedra limpa e brilhante, então eu a peguei", narrou.

Surpresos com o achado, os Wredberg levaram sua mais nova aquisição ao Diamond Discovery Center, onde a pedra foi identificada. Foi assim que eles descobriram que, a partir daquele momento, eram donos de uma pedra consideravelmente grande.

Quando vi este diamante pela primeira vez no microscópio, pensei: 'Uau, que forma e cor lindas'”, comentou Caleb Howell, o superintendente do parque. “O diamante da Sra. Wredberg pesa mais de quatro quilates e tem o tamanho de uma jujuba, com uma forma de pêra e uma cor amarelo-limão.”

Apelidado de Lucy's Diamond por Noreen, o diamante amarelo é o maior encontrado no parque desde outubro do ano passado. Ainda de acordo com o UOL, pedras como a encontrada pelos Wredberg podem valer entre R$ 9 mil a R$ 60 mil por quilate — sendo que o valor atribuído à gema depende de suas condições e da pureza do material.

Após homenagear sua gatinha ao escolher o nome do novo diamante, contudo, Noreen ainda não sabe qual será o destino da pedra ou se ela vai, por exemplo, lapidá-la. “Eu nem sei o que vale a pena ainda. É tudo novo para mim", narrou a norte-americana.