Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cidade

Nos EUA, grupo de empresários ‘ricaços’ planeja cidade secreta de 48 mil metros quadrados

A cidade totalmente nova ainda não possui nome oficial, mas visa ‘consertar’ problemas sociais atuais

Redação Publicado em 11/09/2023, às 08h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desenho de como a cidade secreta seria - Reprodução / California Forever
Desenho de como a cidade secreta seria - Reprodução / California Forever

Um projeto ambicioso liderado por empresários do Vale do Silício está tomando forma na Califórnia: a construção de uma cidade totalmente nova, com área aberta de 48 mil metros quadrados, ainda sem nome oficial, nas terras de Solano County, situadas entre San Francisco e Sacramento.

A iniciativa é conduzida pela empresa California Forever e conta com investidores de peso, incluindo Laurene Powell Jobs, viúva de Steve Jobs, Reid Hoffmann, fundador do LinkedIn, e empreendedores ligados a empresas como Google, Facebook e Amazon.

A proposta para a cidade do futuro foi recentemente revelada e, por enquanto, existe apenas um site com ilustrações conceituais. O projeto visa criar um espaço público com serviços de qualidade, segurança, um ambiente "caminhável" e uma redução significativa da população em situação de rua.

Embora a construção ainda não tenha data de início definida, as imagens divulgadas mostram uma cidade cercada por árvores, crianças pedalando bicicletas, atividades aquáticas e restaurantes ao ar livre, segundo o UOL.

Imagem conceitual da "cidade do futuro" - Crédito: Reprodução / California Forever

A página oficial da California Forever menciona alguns princípios orientadores do projeto, como a criação de empregos locais bem remunerados, bairros com fácil acesso a pé, novos modelos de propriedade, solução para problemas de infraestrutura local e a preservação de espaços abertos e terras agrícolas na região.

Fase inicial

Uma das curiosidades é que os verdadeiros proprietários da terra só foram revelados recentemente, após manterem segredo sobre a identidade deles por cinco anos para evitar especulação na área. No entanto, informações detalhadas sobre o público-alvo da cidade, seu tamanho e o financiamento do projeto ainda não foram divulgadas, dado que se trata de um empreendimento empresarial em fase inicial.

Embora o projeto ainda esteja em seus estágios iniciais e envolto em mistério, ele representa mais um exemplo dos esforços de empreendedores do Vale do Silício para moldar o futuro e criar soluções inovadoras para questões sociais e urbanas. A cidade do Vale do Silício do futuro está a caminho, e seu potencial impacto na região será acompanhado de perto.