Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Coronavírus: Primeiro caso da doença é confirmado no Brasil

Um homem de 61 anos voltou de viagem da Itália e, após dois exames, teve sua infecção constatada

Alana Sousa Publicado em 26/02/2020, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filipinos usando máscaras para evitar infecção do coronavírus - Getty Images
Filipinos usando máscaras para evitar infecção do coronavírus - Getty Images

Um paulistano de 61 anos, que voltava de viagem de Lombardia, na Itália se tornou a primeira pessoa cuja infecção foi confirmada pelo coronavírus. O brasileiro visitou o país europeu, que já apresenta mais de 200 casos da doença, entre os dias 9 e 21 de fevereiro.

Um exame havia sido realizado no paciente e o resultado foi positivo, mas para seguir orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) um novo teste precisou ser feito, que sustentou o diagnóstico. Agora, o homem precisará ficar isolado em casa pelos próximos 14 dias.

A primeira suspeita foi dada no Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na capital de São Paulo, e anunciada oficialmente na manhã de hoje, 26, pelo Ministério da Saúde. O brasileiro não teve a identidade revelada, no entanto, a equipe médico alegou que ele apresenta os sintomas básicos do coronavírus, tais quais: febre, coriza, dor de garganta e tosse seca.

Até o momento o vírus já infectou no mundo cerca de 2 mil pessoas e, na China — onde o vírus se originou — o número chega a pouco mais de 77 mil. As mortes confirmadas pela doença são 24, em diversas partes do planeta, sendo que na China já passa dos 2 mil.