Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

Nova espécie de formiga é batizada em homenagem a vilão de Harry Potter

Descoberta na Austrália, a formiga subterrânea possui apenas entre 1 e 2 milímetros, e é descrita possuindo corpo esguio, pernas finas e mandíbulas longas e afiadas

Éric Moreira Publicado em 15/04/2024, às 07h57 - Atualizado às 07h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nova espécie de formiga descoberta na Austrália - Divulgação/ZooKeys
Nova espécie de formiga descoberta na Austrália - Divulgação/ZooKeys

Recentemente, pesquisadoras da Universidade do Oeste da Austrália descobriram uma nova espécie de formiga subterrânea que chamou atenção por sua aparência bastante singular. Conforme descrito em estudo publicado no ZooKeys no dia 11 de abril, o inseto é pálido e apresenta corpo esguio, pernas finas e mandíbulas longas e afiadas.

Por conta deste conjunto de características, os estudiosos nomearam a nova espécie de formiga subterrânea em homenagem ao icônico vilão da franquia Harry Potter, Lord Voldemort. A espécie foi chamada de Leptanilla voldemort.

O antagonista assustador de Harry Potter e a formiga ambos têm uma aparência esguia e fantasmagórica e vivem nas sombras", afirma o dr. Mark Wong, da Escola de Ciências Biológicas da UOA e líder da pesquisa, em comunicado.

O pesquisador também acrescenta que "só dois espécimes da nova espécie de formiga foram encontrados, e ambos foram coletados em uma rede abaixo de um buraco perfurado de 25 metros e retirados a partir de raspagens da superfície interna do buraco".

+ Presidente ucraniano compara Rússia com vilão de ‘Harry Potter’

Nova espécie de formiga e o vilão Lord Voldemort / Crédito: Divulgação/ZooKeys / Reprodução/Warner Bros. Pictures

Adaptações

Conforme informado pela Revista Galileu, são conhecidas mais de 14 mil espécies de formigas em todo o mundo, porém, somente 60 pertencem ao gênero Leptanilla. Inclusive, mesmo que a Austrália seja um dos países com maior variedade de espécies, a nova Leptanilla voldemort é apenas a segunda do gênero descoberta na Oceania.

+ Foto que mostra o rosto de uma formiga de perto impressiona a internet

Conforme explica Wong, "ao contrário da maioria das formigas, as espécies de Leptanilla vivem em pequenas colônias, geralmente constituídas pela rainha e somente cem trabalhadoras, e um formigueiro exclusivamente subterrâneo". Por isso, uma adaptação que estas formigas sofreram para a escuridão é de que elas são completamente cegas, além de não possuírem pigmentação e um pequeno tamanho de entre um e dois milímetros, possibilitando uma movimentação mais fácil no solo.

"Até onde sabemos, a partir das poucas observações de outras espécies de Leptanilla e das mandíbulas afiadas da L. voldemort, essa nova espécie é sem dúvidas uma predadora, uma caçadora feroz no escuro", finaliza o pesquisador.