Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Erupção vulcânica

Possível erupção de um supervulcão preocupa as autoridades italianas

Com o aumento das atividades sísmicas, existe a possibilidade do vulcão perto de Nápoles entrar em erupção

Redação Publicado em 15/11/2023, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vulcão Campi Flegrei - The Dronaut/Wikimedia Commons
Vulcão Campi Flegrei - The Dronaut/Wikimedia Commons

A Itália está planejando a possível retirada de 500 mil pessoas que vivem perto de Nápoles por conta do aumento da atividade sísmica, que pode ocasionar a erupção do supervulcão Campi Flegrei, localizada na área.

O vulcão possui 24 crateras e é muito maior do que o Vesúvio, o responsável por destruir Pompéia no ano 79 d.C. A última vez que o Campi Flegrei entrou em erupção foi em 1538, mas uma de suas maiores erupções aconteceu há cerca de 39 mil anos e ela pode inclusive ter sido responsável por levar os neandertais à extinção.

Aumento da atividade sísmica

Conforme repercutido pelo UOL, especialistas apontam que o aumento de terremotos na região está relacionado ao fenômeno chamado de bradissismo, que se caracteriza por um lento movimento de subida e descida do solo.

De acordo com as autoridades italianas, o fenômeno ainda não é totalmente compreendido, mas uma de suas causas pode ser a variação no sistema vulcânico, que inclui o aumento da temperatura e da pressão de rochas subterrâneas.

Em 2023, a região já registrou 3.450 terremotos, sendo que só em agosto foram 1.118, segundo dados da rede de TV CNN. Esse aumento nas atividades sísmicas vem sendo notado desde dezembro do ano passado.

Apesar de toda a preocupação, o governo italiano já destacou que, mesmo com o aumento, não significa que haverá uma erupção. Em nota, as autoridades ainda dizem: “Mas, por si só, o fenômeno já pode causar danos às edificações e transtornos à população”.