Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Nova York devolve 29 antiguidades saqueadas ao povo da Grécia

Promotor de Manhattan anunciou a devolução das peças, que juntas chegam ao valor de US$ 20 milhões

Eduardo Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 28/03/2023, às 16h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A moeda de Eid Mar, à esquerda, e o cálice de bronze Krater, dois dos artefatos devolvidos à Grécia pela cidade norte-americana - Divulgação/Promotoria de Manhattan
A moeda de Eid Mar, à esquerda, e o cálice de bronze Krater, dois dos artefatos devolvidos à Grécia pela cidade norte-americana - Divulgação/Promotoria de Manhattan

O promotor de Manhattan Alvin L. Bragg Jr., no estado de Nova York, nos Estados Unidos, anunciou no último dia 21 que a cidade estará devolvendo 29 antiguidades saqueadas ao povo da Grécia. Todos esses valiosos artefatos foram recuperados de investigações criminais que atingiram traficantes e contrabandeadores de arte e artefatos históricos.

As antiguidades foram devolvidas em uma cerimônia no consulado da Grécia, que contou com a presença de autoridades como a ministra da Cultura grega,Lina Mendoni. O valor de todos os artefatos em conjunto é de cerca de US$ 20 milhões, o que equivale a mais ou menos 100 milhões de reais.

Entre os artefatos roubados está a moeda de Eid Mar, que comemora o assassinato de Júlio César e foi feita em 42 a.C. Essa moeda é do mesmo tipo das que serviram de pagamento para as tropas de Brutus depois que ele teve que fugir da Grécia pelo assassinato de César. Só existem três moedas desse tipo conhecidas no mundo, e uma delas é a moeda de Eid Mar.

Artefatos

O promotor Bragg disse que se sente orgulhoso porque, durante sua administração, o escritório da promotoria de Manhattanrepatriou 950 artefatos para 17 países diferentes. O tráfico de antiguidades é um negócio bilionário, como informou o comunicado da promotoria de Manhattan, e Bragg e sua equipe tem tentado lutar contra essa prática criminosa.

Entre as 29 peças devolvidas está o Cálice de Bronze Krater, que data de 350 a.C., e já foi usado como recipiente funerário, contendo os ossos de uma pessoa em uma tumba grega. A peça tinha sido saqueada e contrabandeada para a Suíça, e depois enviada para Nova York, onde foi apreendida em janeiro.

Outra antiguidade maravilhosa recuperada pela promotoria novaiorquina é o Grupo Familiar Neolítico, composto de cinco esculturas de mármore feitas entre 5000 e 3500 a.C. A peça havia sido contrabandeada, e depois foi parar no MoMA, famoso museu de Nova York, onde ela ficou exposta até março de 2023, quando o escritório da promotoria a apreendeu. 

As antiguidades conhecidas como "Grupo Familiar Neolítico" - Divulgação/Promotoria de Manhattan