Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lua

Novas camadas da superfície da Lua são reveladas com ajuda de um rover

Um novo estudo afirma que indícios de três ou quatro grandes eventos vulcânicos foram encontrados no satélite

Redação Publicado em 29/08/2023, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Lua - Divulgação/ Pixabay/ Ponciano
Imagem da Lua - Divulgação/ Pixabay/ Ponciano

Um artigo publicado recentemente no Journal of Geophysical Research: Planets revelou que a superfície da Lua esconde um passado de atividades vulcânicas e correntes internas de lava. As evidências foram encontradas por um grupo internacional de pesquisadores, com a ajuda de um rover.

Os especialistas analisaram os dados adquiridos durante a missão do rover Chang'e-4, que explorou o lado escuro do satélite em 2019. Além de captar fotografias da superfície, conhecida por suas múltiplas crateras, o equipamento também estudou o solo da Lua, por meio de um radar de frequências baixas que penetra no solo.

Conforme repercutido pelo portal Galileu, essa tecnologia dispara sinais pulsantes na direção do subsolo, registra o contraste encontrado entre dois objetos subterrâneos de propriedades distintas e então, reflete os sinais para o receptor, apontando o local exato do material.

Descobertas

Nos 40 metros mais próximos da superfície, nada foi encontrado. Porém, depois dos 90 metros de profundidade, o radar descobriu algo intrigante:

Descobrimos múltiplas camadas nos 300 metros superiores, o que provavelmente indica uma série de erupções de basalto que ocorreram há milhares de milhões de anos”, explicaram os autores no artigo do Journal of Geophysical Research: Planets.

O encontro de camadas mais espessas, somente em locais mais profundos do subsolo, aponta para um “esgotamento gradual da energia térmica interna que impulsionou o vulcanismo e uma diminuição na escala da erupção ao longo do tempo”, segundo os pesquisadores que trabalharam no estudo. Os especialistas também estimam que três ou quatro grandes fluxos de lava foram encontrados.

Ultimamente, a atividade vulcânica na Lua tem sido objeto de vários estudos. No último mês de julho, cientistas descobriram um ponto de calor, que pode ser um material enterrado por magma solidificado. Poucas conclusões definitivas foram feitas após os recentes estudos, mas todos apontam para a presença de eventos vulcânicos há bilhões de anos.