Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pink Floyd

Novo single do Pink Floyd arrecada R$ 3 milhões para caridade para Ucrânia

Intitulado 'Hey Hey Rise Up', nova canção foi produzida especialmente para arrecadar fundos em apoio à Ucrânia, após a invasão russa

Redação Publicado em 27/12/2022, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A banda Pink Floyd - Getty Images
A banda Pink Floyd - Getty Images

Desde fevereiro, a Ucrânia sofre terríveis consequências com a invasão russa ao seu território, em um movimento de tentativa de dominação e anexação do território que pertencia, no passado, à União Soviética. Por isso, pensando em auxiliar de alguma forma a população ucraniana, que vem sofrendo danos incalculáveis pelas mãos dos russos, diversos artistas em todo o mundo buscaram instituições de caridade do país para que pudessem enviar quantias em dinheiro, além de convidar fãs a realizar o mesmo.

Dentre os vários artistas que se moveram em prol dessa ação, um dos nomes que mais chama a atenção é o da clássica banda de rock britânica Pink Floyd. Em abril, ela lançou o single 'Hey Hey Rise Up' especialmente para arrecadar fundos para caridade na Ucrânia, tendo já arrecadado cerca de 500 mil euros, aproximadamente R$ 3 milhões na cotação atual.

De acordo com informações do NME, repercutidas pela Rolling Stone Brasil, todo o valor será distribuído entre cinco instituições de caridade humanitária da Ucrânia: a Hospitallers, a The Kharkiv And Przemyśl Project, a Vostok SOS, a Kyiv Volunteer e a Livyj Bereh.

'Hey Hey Rise Up'

A produção de 'Hey Hey Rise Up' chamou bastante atenção dos fãs de Pink Floyd pelo mundo, principalmente devido ao fato de ser a primeira música nova da banda em cerca de 30 anos. Além disso, David Gilmour, frontman do grupo, possui família ucraniana e já havia se manifestado anteriormente contrário à guerra.

"Nós, como tantos, sentimos a fúria e a frustração deste ato vil de um país democrático, independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências do mundo", disse o frontman em comunicado à imprensa em abril.

Em sequência, comentou o que aguardava para o lançamento do novo single: "Espero que receba amplo apoio e publicidade. Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias e levantar o moral."

Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir o país democrático independente no qual a Ucrânia se tornou."

Além do lançamento digital, o Pink Floyd também lançou o single nas mídias físicas, em CD e disco de vinil. Confira a seguir 'Hey Hey Rise Up':