Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto

Número de mortos em terremoto na Turquia e na Síria passa de 5 mil

Além dos mortos, mais de 10 mil pessoas ficaram feridas e milhares seguem desaparecidas nos países

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 07/02/2023, às 08h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escombros na Turquia após terremoto da madrugada de segunda-feira, 6 - Getty Images
Escombros na Turquia após terremoto da madrugada de segunda-feira, 6 - Getty Images

Na madrugada da última segunda-feira, 6, um terremoto de magnitude 7,8 na Escala Richter atingiu a Turquia e a Síria. O maior abalo sísmico da região do povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, em 80 anos, ele foi responsável pela morte de, até o momento, mais de 5 mil pessoas em ambos os países.

De acordo com o g1, além do surpreendente número de mortos já confirmados, outras milhares de pessoas estão esperando resgate, mesmo agora, mais de 30 horas depois da catástrofe, e outras milhares seguem desaparecidas. Vale lembrar que, horas depois do primeiro tremor, um outro quase tão forte foi registrado na mesma região, com magnitude de 7,5.

O número total de mortos é baseado no valor informado pelos dois países: na manhã desta terça-feira, 7, Fuat Oktay, vice-presidente da Turquia, alegou que o número de mortos no país chegara a 3.419; já a Síria estipula um balanço de 1.612 mortos. Vale mencionar que o tremor também foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano, mas nenhum desses países registrou vítimas.

Pesquisas informam também que o alcance do terremoto foi de 250 quilômetros, o que explica como ele foi sentido em tantos territórios diferentes. Além disso, o tremor ocorreu a somente 10 quilômetros abaixo da superfície, sendo essa baixa profundidade uma das razões para tantos danos nos países.

Pessoas andando sobre escombros resultantes do terremoto
Pessoas andando sobre escombros resultantes do terremoto / Crédito: Getty Images

Inverno rigoroso

Enquanto no Brasil hoje vive-se o verão, países do hemisfério norte — como os afetados pelo terremoto — enfrentam o inverno, atualmente. E a temporada de frio provavelmente vai ser um dos maiores empecilhos nas buscas em meio a escombros dos próximos dias, considerando-se que não é incomum serem registradas temperaturas negativas.

O próprio vice-presidente turco, Fuat Oktay, disse nesta terça-feira que as severas condições climáticas vêm dificultando os resgates e envio de ajuda às regiões mais afetadas. Além disso, acrescentou que apenas veículos de resgate e ajuda estão autorizados a entrar ou sair das províncias de Hatay, Kahramanmaras e Adiyaman, as mais afetadas, que possuem mais operações direcionadas.