Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Recorde

Número de pessoas em órbita no espaço ao mesmo tempo quebra novo recorde

Na última terça-feira, o recorde espacial foi alcançado ao atingir nova marca

Redação Publicado em 31/05/2023, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Time de 17 pessoas que estavam em órbita no espaço - Divulgação / NASA
Time de 17 pessoas que estavam em órbita no espaço - Divulgação / NASA

Na última terça-feira, 30, foi estabelecido um novo recorde de indivíduos em órbita da Terra, com um total de 17 pessoas. Os tripulantes estavam a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e da estação espacial chinesa Tiangong, de acordo com o site Space.com.

Esses viajantes eram astronautas, cosmonautas e taikonautas (como são chamados os astronautas japoneses) provenientes de cinco países diferentes. Anteriormente, o recorde de maior número de pessoas em órbita era de 14, estabelecido em setembro de 2021 durante a missão de financiamento privado Inspiration4.

Naquela ocasião, havia tripulantes na cápsula Crew Dragon, na ISS e também a bordo do Tianhe, que é o primeiro módulo da estação Tiangong. No novo recorde, havia quatro tripulações orbitando a Terra, sendo duas na ISS e duas na estação chinesa (sendo que uma delas, a equipe da missão Shenzhou 16, foi lançada recentemente em 29 de maio).

Segundo a NASA, a tripulação da Axiom Mission 2 se desacoplou da ISS na terça-feira, deixando agora apenas 13 pessoas em órbita terrestre. Já os tripulantes da Shenzhou 15 devem retornar à Terra em 3 de junho.

Os membros recordistas

Na Estação Espacial Internacional, estavam os membros da Expedição 69: os cosmonautas Sergey Prokopyev, Dmitry Petelin e Andrey Fedyaev da Rússia; os astronautas da NASA Frank Rubio, Stephen Bowen e Warren Hoburg dos Estados Unidos; e o astronauta Sultan Al Neyadi, o primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos em uma missão de longa duração no espaço.

Também na ISS, estavam os membros da missão privada Axiom Mission 2: a comandante Peggy Whitson; o astronauta particular John Shoffner; e os astronautas sauditas Ali AlQarni e Rayyanah Barnawi (sendo esta última a primeira mulher árabe a ir para o espaço e a 600ª pessoa a orbitar a Terra).

Na estação Tiangong, segundo a Galileu, estavam os três taikonautas da missão Shenzhou 15: Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu. Eles estavam acompanhados pela tripulação da Shenzhou 16: os taikonautas Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e o primeiro taikonauta civil, Gui Haichao.