Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Napoleão: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme

Quem foi Napoleão? Quantos filhos teve? Como ele perdeu o poder? O que você precisa saber antes de assistir ao épico de Ridley Scott

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/10/2023, às 19h00 - Atualizado em 30/11/2023, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Napoleão: o imperador em retrato e no filme de Ridley Scott - Domínio Público e Divulgação
Napoleão: o imperador em retrato e no filme de Ridley Scott - Domínio Público e Divulgação

A trajetória de Napoleão Bonaparte é, sem dúvidas, uma das mais épicas e controversas da História. O complexo líder militar e político, que surgiu na França revolucionária do século XVIII, conquistou o mundo e deixou um legado. Agora, a icônica figura histórica ganha vida nas telas de cinema através aclamado ator Joaquin Phoenix assumindo o papel principal.

A aguardada estreia do longa 'Napoleão' aconteceu na última semana. Assim, cinéfilos do mundo inteiro estão ansiosos para ver como Phoenix interpretou o general. 

Joaquin Phoenix como Napoleão - Crédito: Divulgação / Apple TV+

A partir do diretor visionário Ridley Scott, 'Napoleão' promete não apenas contar a história de suas conquistas militares, mas também mergulhar nas intrigas políticas e nos desafios pessoais enfrentados por Bonaparte ao longo de sua vida. Pensando nisso, conversamos com o pesquisador e escritor Paulo Rezzutti sobre alguns dos pontos importantes na história de Napoleão. Confira a seguir:

1. Quem foi Napoleão?

Napoleão Bonaparte nasceu em 15 de agosto de 1769 em Ajaccio, na ilha de Córsega.  Ele veio de uma família aristocrática e foi educado em Paris. Sua popularidade começou a crescer durante e após a Revolução Francesa, especialmente após a bem-sucedida repressão de um levante monarquista em Paris, no dia 5 de outubro de 1795, que lhe granjeou o apoio do governo, como explicado pelo escritor e pesquisador Paulo Rezzutti.

Por meio de suas estratégias militares ousadas, Bonaparte levou suas tropas a vitórias impressionantes, rapidamente solidificando sua reputação. Em 1799, um golpe de Estado depôs o Diretório e o elevou à posição de Primeiro Cônsul da França, marcando o início de um governo com elementos ditatoriais e pouca participação popular.

Napoleão Bonaparte - Crédito: Domínio Público

Napoleãocoroou-se “Imperador dos franceses”. Entretanto, após enfrentar derrotas significativas durante a Campanha da Rússia em 1812 e contra a Sexta Coalizão formada contra a França em 1814, ele abdicou do trono em abril daquele ano. Após um curto exílio na ilha de Elba, Napoleão retornou à França, reassumindo o poder por cerca de cem dias, até que foi derrotado novamente.

Ainda segundo o escritor, seu segundo exílio o levou para a remota ilha de Santa Helena, onde ele passou o resto de seus dias. Acabou falecendo em 5 de maio de 1821.


2. Queda do poder 

Napoleão perdeu o poder como resultado de uma série de derrotas militares, que minaram seu apoio popular e da burguesia, cansada das constantes guerras. Assim, o Império Napoleônico durou de 2 de dezembro de 1804 a 14 de abril de 1814. O fracasso da campanha da Rússia, em 1812, enfraqueceu o domínio de Napoleão, que perdeu o poder após a derrota para a Sexta Coalizão, em 1814.

Após abdicar, ele retornou brevemente ao poder por 100 dias em 1815. No entanto, acabou derrotado mais uma vez em Waterloo e, em seguida, exilado para Santa Helena, encerrando o período napoleônico na França.


3. Jogo dos tronos

Napoleão foi coroado na catedral de Notre-Dame em 2 de dezembro de 1804. A cerimônia foi oficializada pelo papa Pio VII. No entanto, Bonaparte tomou uma ação audaciosa ao coroar a si. Primeiro, ele pegou a coroa destinada a Josefina das mãos do papa e a colocou em sua cabeça.

Em seguida, tomou a coroa real e a colocou em si, relegando o papel do papa a um mero observador. Esse gesto simbólico demonstrou que Napoleão considerava seu poder igual ou superior ao da igreja, enfatizando sua independência e soberania.

Cena do filme 'Napoleão' em que o imperador tira a coroa de Josefina - Crédito: Divulgação / Apple TV+

Após a queda de Napoleão Bonaparte, o trono da França foi restaurado à monarquia dos Bourbon. Luís XVIII, irmão de Luís XVI, que fora executado na Revolução Francesa, assumiu o trono em 1814. Entretanto, seu reinado foi interrompido brevemente durante os "Cem Dias", quando Napoleão retornou ao poder em 1815.

Após a derrota final do general, Luís XVIIIreassumiu o trono e governou a França até sua morte, em 1824. Depois, foi sucedido por seu irmão, Carlos X, marcando a Restauração Bourbon na França.


4. O casamento

De acordo com Rezzutti, Napoleão conheceu Josefina de Beauharnais em 1795 e se apaixonou por ela, desfazendo o seu noivado com Désirée Clary. Josefina era viúva, cinco anos mais velha que ele, e tinha dois filhos do primeiro casamento.

Napoleão e Josefina se casaram em 9 de março de 1796 e se separaram 13 anos depois. Ele era apaixonado, praticamente obcecado por ela nos primeiros anos, mas ela não correspondia a toda essa paixão e teve amantes", explica o escritor.
A esposa de Napoleão, Josefina - Crédito: Domínio Público

O pesquisador ainda explica que Bonaparte descobriu as traições da esposa, entretanto, manteve o casamento por conveniência. Ele também teve amantes e descobriu que estava apto a fazer algo que Josefina já não conseguiria: ter filhos. Isso fez com que os dois se separassem para que Napoleão pudesse se casar com uma mulher que desse um herdeiro ao trono.


5. Os herdeiros

Bonaparte teve, pelo menos, três filhos. Seu herdeiro oficial foi Napoleão Francisco Carlos José (1811-1832). Conhecido como rei de Roma e duque de Reichstadt, era filho de Napoleão com a arquiduquesa Maria Luísa da Áustria.

Napoleão Francisco Carlos José, herdeiro oficial de Bonaparte - Crédito: Domínio Público

Contudo, ele teve outros filhos com amantes. É o caso de Charles Léon (1806-1881), fruto de seu relacionamento com Eléonore Denuelle de La Plaigne. Também foi pai de Alexandre Colonna-Walewski, nascido de sua relação com Maria Walewska.

Paulo Rezzutti ainda ressalta que os dois filhos foram publicamente reconhecidos, seja pelo imperador ou por testes de DNA feito por cientistas anos depois. No entanto, há outros filhos não confirmados, como Éugen Megerle von Mühlfeld, filho de Emile Victoria Kraus.

Saiba mais detalhes sobre a trajetória de Napoleão Bonaparte no vídeo abaixo!