Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bento XVI

O destino da herança deixada pelo papa Bento XVI

Morto no dia 31 de dezembro de 2022, há um ano, Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar o posto em 600 anos. Mas o que aconteceu com sua herança?

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 20/03/2023, às 10h04 - Atualizado em 28/12/2023, às 13h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de 2009 do papa Bento XVI, enquanto ainda vivo - Getty Images
Foto de 2009 do papa Bento XVI, enquanto ainda vivo - Getty Images

No dia 31 de dezembro de 2022, há exatamente um ano, quando o mundo todo apenas aguardava pelas celebrações de virada de ano, uma notícia pegou todos de surpresa: o papa emérito Bento XVI havia falecido. Antecessor de Francisco, Bento foi o primeiro papa em 600 anos a renunciar o cargo na Igreja Católica.

E somente em março deste ano, três meses depois da morte do pontífice, o secretário particular do religioso, o arcebispo alemão Georg Ganswein, informou qual destino teria a herança deixada por Bento.

Segundo o secretário, como repercutido pelo UOL, ela será dividida entre cinco primos do ex-papa: "Isso foi interessante para mim. Pensei que ele tinha dois parentes, dois primos, mas são cinco primos. Por lei, devo escrever aos primos que são os parentes mais próximos, e também devo dizer por lei: 'vocês aceitam a herança ou não aceitam?'", explicou Ganswein à época por meio de um comunicado oficial.

Por fim, o secretário de Bento ainda disse que a herança "não são coisas que digam respeito a direitos autorais, tudo que tem a ver com os livros, o que tem a ver com sua obra intelectual, já está tudo esclarecido". Porém, "as coisas pessoais serão quase todas doadas."

Bento XVI e Georg Ganswein, respectivamente
Bento XVI e Georg Ganswein, respectivamente / Crédito: Getty Images

'Casa' de Bento XVI

Ainda na ocasião, Gaenswein celebrou uma missa pela Festa de São José na 'paróquia' romana de Joseph Ratzinger, a Paróquia Santa Maria da Consolação.

Na ocasião, falou sobre o antigo papa e disse aos presentes na missa: "Nesta igreja [Bento] sentia-se em casa, em família, como pai de uma bela, grande e proveitosa família."