Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Igreja Católica

Gregório 12: Conheça o papa que renunciou há 600 anos, antes de Bento 16

Período em que Gregório 12 comandava a Igreja Católica contou inclusive com outros dois 'antipapas'

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 07/01/2023, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do papa Gregório 12 - Domínio Público via Wikimedia Commons
Retrato do papa Gregório 12 - Domínio Público via Wikimedia Commons

O papa Bento XVI, que veio a falecer no último sábado, 31, não apenas ficou conhecido por seu papado de quase 8 anos — de abril de 2005 a fevereiro de 2013 —, como também entrou para a história da Igreja Católica por renunciar ao cargo, em vez de ter sido substituído após sua morte, como ocorre na maioria dos casos.

Joseph Ratzinger, nome de nascimento de Bento XVI, justificou sua renúncia ao cargo mencionando as "rápidas transformações" do mundo, além de sua própria "idade avançada", que poderiam privá-lo de forças para exercer o cargo.

No entanto, há 600 anos, outro papa também renunciou, mas por razões completamente diferentes, envolvendo polêmicas com outros papas contemporâneos a ele. Confira a seguir quem foi Gregório XII, o pontífice que abdicou da função em 1415:

Retrato de Gregório XII
Retrato de Gregório XII / Crédito: Getty Images

Grande Cisma do Ocidente

A Grande Cisma do Ocidente foi uma crise religiosa de dentro da Igreja Católica que durou de 1378 a 1417, período este em que ocorreram divisões dentro da própria instituição.

Na época, um grupo de cardeais era hostil ao então papa, Urbano VI, e elegeu outro cardeal como papa: Roberto de Guinevere, que se estabeleceu na cidade francesa de Avignon e passou a ser chamado de Clemente VII.

E foi no meio da cisma que Gregório XII teve também a responsabilidade de ministrar o papado, mas dessa vez em Roma. Angelo Correr — seu nome de nascimento — foi eleito papa em 30 de novembro de 1406, sucedendo Inocêncio VII, como lembrado pela BBC.

No entanto, sua carreira eclesiástica aproximava-o mais da Cátedra de São Pedro, em Roma, e se distanciasse ainda mais de Avignon. Com isso, ao mesmo tempo em que Gregório comandava a Igreja Católica de Roma, outro papa fazia o mesmo na França: Bento XIII, sucessor de Clemente VII, que ocupou o cargo em 1394.

Retrato do papa Bento XIII
Retrato do papa Bento XIII / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Porém, pensando em acabar com toda essa divisão da Igreja Católica, todos os cardeais em Roma juraram que renunciariam ao papado se fossem eleitos, desde que em Avignon fizessem o mesmo.

Então, em dezembro de 1406, pouco depois de assumir o cargo, Gregório XII, de Roma, notificou Bento XIII, de Avignon, sobre as condições de sua eleição, e afirmou que poderia renunciar ao cargo desde que o papa francês fizesse o mesmo.

Após longas negociações, os dois combinaram de se encontrar na cidade italiana de Savona, mas isso nunca aconteceu de fato, de forma que a desconfiança entre os dois papas aumentou, assim como a ruptura da Igreja Católica ficou ainda mais forte — o que também criava divergências políticas, com diferentes reis apoiando diferentes papas.

Terceiro papa

Quando a crise religiosa se tornou insustentável, e começava a impactar em outros setores dos reinados, em 1409 foi realizado o que foi chamado de Concílio de Pisa, com cardeais de ambos os lados.

No entanto, mais uma vez Gregório XII e Bento XIII, convidados para o encontro, não compareceram. Em reação, o Concílio de Pisa optou por depôr os dois papas, e ainda elegeram um novo: Alexandre V.

Porém, como nenhum dos dois anteriores havia renunciado de fato, agora a Igreja Católica precisava lidar com três papas — alguns historiadores se referem aos papas que não são de Roma como 'antipapas'.

Frente a tamanho caos, uma nova reunião foi feita posteriormente, que dessa vez foi chamada de Concílio de Constança, realizado na Alemanha. O novo evento então depôs João XXIII — sucessor de Alexandre V —, rejeitou qualquer pretensão de Bento XIII e ainda aceitou a renúncia de Gregório XII.

Por fim, o papa Gregório XII conseguiu renunciar oficialmente em 4 de julho de 1415 — tendo falecido somente dois anos depois, em 18 de outubro de 1417, aos 90 anos —, substituído por Martinho V, legítimo e único papa.

Retrato do papa Martinho V
Retrato do papa Martinho V / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons