Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jair Bolsonaro

O que disse Bolsonaro sobre respeitar o resultado das eleições?

Silêncio de Jair Bolsonaro sobre a derrota no segundo turno chama atenção

Redação Publicado em 01/11/2022, às 15h25 - Atualizado às 15h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro durante evento em Brasília - Getty Images
Jair Bolsonaro durante evento em Brasília - Getty Images

Passadas 24 horas desde que as urnas presidenciais apuraram que Luis Inácio da Lula, do PT, será o próximo presidente do Brasil durante quatro anos, Jair Bolsonaro, candidato derrotado, segue em silêncio sobre o resultado do segundo turno das eleições. 

Enquanto Lula fez o discurso da vitória em São Paulo, Bolsonarologo se isolou do povo e não agradeceu os 58.206.354 votos recebidos na acirrada disputa.

Enquanto bolsonaristas bloqueiam estradas ao redor do país, Bolsonaro permanece calado, enquanto apenas alguns de seus aliados quebram o silêncio. 

“Falei com o presidente Bolsonaro esta tarde. Ele estava sereno, trabalhando no Palácio do Planalto normalmente. (...) Não sei se ele vai falar hoje ou amanhã. Mas ele vai falar à nação. Ele é a grande liderança da direita que praticamente representa metade da população brasileira, teve 49,1% dos votos. Teve 58 milhões de brasileiros que apostaram no seu projeto”, disse Tarcísio de Freitas, governador eleito em São Paulo ao SP2, da TV Globo.

O novo governador também foi questionado se Bolsonaro respeitaria o resultado das eleições, uma dúvida que intriga muitos brasileiros diante do resultado das urnas. 

“Sem dúvida [ele deve aceitar o resultado das urnas]. A vontade das urnas é soberana. Essa nossa democracia é vibrante. Ela é forte e agora é trabalhar com o dia seguinte porque, embora você tenha uma população dividida no campo das ideias, todos são irmãos. E a gente tem que fazer esse país crescer, trabalhar junto, unido e prosperar”, disse ele.

O que disse Bolsonaro

Vale destacar que antes mesmo do segundo turno ser concretizado, Bolsonaro falou que respeitaria o resultado das eleições, colocando condições. Durante sabatina na Rede Globo, o candidato do PL foi questionado pelo âncora William Bonner sobre a questão que chama atenção. 

“Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes", disse Bolsonaro em agosto deste ano. 

Já durante o último debate antes do segundo turno, o atual presidente foi questionado mais uma vez sobre respeitar o resultado, dessa vez durante uma entrevista realizada após o final da transmissão. 

“Não há a menor dúvida, quem tiver mais voto leva. É isso que é democracia”, disse Bolsonaro ao ser questionado pela jornalista Renata Lo Prete.