Notícias » Espaço

O que é o 'cubo' avistado na Lua?

O rover chinês Yutu-2 captou uma imagem que mostrava uma estrutura misteriosa no lado afastado da Lua

Isabela Barreiros Publicado em 08/12/2021, às 14h40

Imagem feita pelo rover chinês Yutu-2
Imagem feita pelo rover chinês Yutu-2 - CNSA/Our Space

Uma imagem feita pelo rover chinês Yutu-2, durante a exploração da cratera Von Kárman, na Lua, vem causando polêmica nas redes sociais. Isso porque uma estrutura estranha foi identificada na foto e comparada a uma espécie de “cubo” pelos internautas.

No entanto, isso provavelmente aconteceu devido à baixa resolução da imagem, já que, para o professor do Instituto de Exploração da Terra e do Espaço da Universidade de Western Ontario, Philip Stooke, trata-se apenas de uma simples rocha.

O objeto foi registrado a cerca de 80 m de distância do rover, que está se aproximando dele para poder estudá-lo. Como explicou Stooke em entrevista ao Inside Outer Space, Yutu 1 agora está “movendo-se em direção a essa cratera”.

Tudo começou quando o Our Space, canal de divulgação científica da China National Space Administration (CNSA), divulgou a imagem descrevendo a estrutura como uma “cabana misteriosa”, em tom cômico. Eles se perguntavam também se aquilo não seria “uma casa construída por alienígenas após cair na Lua”.

“A mídia chinesa fica muito ansiosa para encontrar todo tipo de coisa estranha na Lua”, disse. "Portanto, não estou surpreso que uma rocha que, em imagens de baixa resolução, pareça quase quadrada e seja interpretada como uma cabana ou outro tipo de construção".

Para o professor, o que foi registrado não é evidência de vida alienígenas nem um “cubo”; isso seria apenas uma forma sensacionalista de abordar o que foi encontrado pelo rover chinês, que seria apenas uma rocha na beira de uma cratera.

"Cientificamente, a rocha pode ser interessante, e espero que ela ou as rochas próximas na borda da cratera sejam estudadas em detalhes quando chegarem lá no início de 2022. Mas não se parecerá com uma cabana”, acrescentou.