Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

O que fez todos os celulares soarem ao mesmo tempo nos Estados Unidos?

O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira, 4, nos Estados Unidos

Redação Publicado em 04/10/2023, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Celular mostrando a mensagem exibida - Getty Images
Celular mostrando a mensagem exibida - Getty Images

Na tarde desta quarta-feira, 4, um teste de emergência nos Estados Unidos fez com que os alarmes de celulares acionassem, quase ao mesmo tempo, pelo país. O caso, que já havia sido anunciado, estava agendado para 14h20 no horário da Costa Leste americana. Além do país americano, hoje, a Rússia passou por um teste parecido. 

Embora agendado para acontecer às 14h20, os alarmes começaram a soar dois minutos antes do previsto.operação integrou um teste de segurança realizado pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências norte-americana. 

Segundo repercutiu o portal de notícias do G1, a mensagem exibida nas telas dos celulares do país explicou o seguinte:

ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. O objetivo é manter e melhorar as capacidades de alerta e aviso em níveis federal, estadual, local, tribal e territorial e avaliar as capacidades de alerta e aviso público da nação. Nenhuma ação do público é necessária".

Além disso, o alerta aconteceu em duas partes. Uma delas foi a direcionada a todos os telefones celulares (WEA), e a outra teve mensagens enviadas para rádios e televisões (EAS). 

Outros detalhes 

O teste, coordenado pela Comissão Federal de Comunicações, era previsto para acontecer de maneira uniforme para todos os cidadãos. Mas a situação ocorreu de forma diferente, e na internet usuários repercutiram. 

No X, antigo Twitter, um usuário disse: "O alarme veio tipo dois minutos antes". 

Além desses, outra pessoa comentou na rede social: "Todo mundo correndo pro Twitter depois de o alerta vir dois minutos antes".