Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

O que muda no Reino Unido com a morte da rainha Elizabeth II?

Monarca mais longeva da história do país faleceu na última quinta-feira, 8; Elizabeth II tinha 96 anos

Fabio Previdelli Publicado em 09/09/2022, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de itens com o rosto de Elizabeth II - Getty Images
Imagem ilustrativa de itens com o rosto de Elizabeth II - Getty Images

Após 70 anos o Reino Unido volta a ter um rei. Com a morte de Elizabeth II na última quinta-feira, 8, aos 96 anos, seu primogênito, Charles, assume o trono britânico. Agora, a famosa saudação “Deus salve a rainha” cairá em desuso, mas essa não será a única mudança pelo qual o país passará. 

Uma das mais custosas mudanças acontecerá com as cédulas de libra esterlinas. Conforme repercutido pela equipe do site do Aventuras na História, cerca de 4,5 notas estão em circulação pelo Reino Unido. Todas com o rosto de Elizabeth II.

Para que Charles III passe a estampar seu rosto nelas, será necessário pelo menos dois anos para a substituição total, que custará cerca de 58,5 bilhões de libras, algo na casa dos R$ 354,2 bilhões.

A mudança também deve ocorrer nas moedas usadas no Canadá, Austrália, Ilhas do Caribe, Nova Zelândia e nas demais dependências da Coroa Britânica. Os selos também deixarão de ter a face da monarca.

Outras mudanças

As caixas postais também mudarão, visto que todas possuem as iniciais EIIR (Elizabeth II Regina), conforme aponta matéria do UOL. Outro ponto a ser alterado é o distintivo nos capacetes dos policiais. Por falar em segurança, os famosos “guardas da rainha” deixarão de ser chamados assim. 

Como já dito, o lema “Deus salve a rainha”, presente no hino nacional, dará espaço para “Deus salve o rei”. Assim a letra será alterada para uma versão mais masculinizada. Os passaportes também serão mudados, visto que há uma inscrição semelhante no interior deles. 

Por fim haverá alterações em diversas nomenclaturas, algo mais gramatical; como o “governo de Sua Majestade” com o termo em inglês sendo passando de “Her Majesty’s” para “His Majesty’s”.

O ‘discurso do rei’ também se fará presente no início das sessões parlamentares num futuro próximo. E, de agora em diante, o famoso teatro londrino de West End não será mais conhecido por “Her Majesty’s Theatre”.